O que é um empréstimo consignado

O empréstimo consignado se tornou uma das mais populares opções de crédito para os brasileiros. A falta de burocracia para solicitar o dinheiro é um dos principais atrativos para este tipo de operação financeira.

O que é o empréstimo consignado

Trata-se de um empréstimo de dinheiro oferecido por bancos e financeiras a pensionistas, aposentados do INSS e funcionários públicos. As parcelas são descontadas diretamente em folha de pagamento e com isso, o risco de não recebimento do valor devido pelos bancos é praticamente nulo, o que ainda deixa a taxa de juros bem mais baixa do que a praticada nos empréstimos do tipo CDC (Crédito Direto ao Consumidor).

O que é empréstimo consignado

Regras do empréstimo consignado

Para garantir que o solicitante não comprometa toda a sua renda com empréstimos, existe um limite no valor mensal da parcela. Todo e qualquer empréstimo consignado não pode ter uma parcela maior do que o valor referente a 30% do benefício do solicitante. Um exemplo:

Um pensionista recebe mensalmente um salário mínimo no valor de R$788,00. Sendo assim, o valor da parcela mensal do empréstimo a ser paga não pode ultrapassar R$236,40, que equivale a 30% do salário.

O valor solicitado também só poderá ser depositado na conta do beneficiário, ou seja, na mesma conta onde recebe o benefício ou salário (no caso de servidores públicos) mensalmente.

Pessoas com restrição cadastral podem solicitar o empréstimo consignado?

Uma das maiores dúvidas de quem pensa em solicitar este tipo de empréstimo é saber se mesmo estando com “nome sujo” (restrições no SPC ou Serasa) podem solicitar algum valor. A resposta é sim, mesmo que a pessoa tenha restrições no Serviço de Proteção ao Crédito, pode solicitar um empréstimo consignado normalmente, desde que tenha valor disponível na margem.

Onde solicitar o empréstimo consignado?

O interessado pode procurar o banco onde recebe o seu salário ou benefício ou então uma das financeiras cadastradas no Banco Central. O importante é sempre pesquisar a taxa de juros oferecida por cada instituição e ver qual oferece a melhor condição de pagamento.

Não há obrigatoriedade em escolher a mesma instituição onde você recebe seu salário ou benefício para solicitar o empréstimo.

Tenha responsabilidade em usar este tipo de crédito

Faça um planejamento preciso para saber se terá como manter seus pagamentos em dia após a solicitação do empréstimo, uma vez que a parcela já virá descontada do seu salário. Muitas pessoas solicitam empréstimos no impulso e depois se complicam nas despesas mensais por conta de estarem com uma renda menor.

Você pode ainda simular o valor das parcelas neste link. Lembre-se que se trata apenas de uma base, antes de assinar qualquer documento, consulte bem as condições.

3 comentários em “O que é um empréstimo consignado”

Os comentários estão encerrado.