O que é o cartão de crédito pré-pago?

O cartão de crédito pré-pago está se tornando um “acessório” cada vez mais popular no Brasil. A oportunidade de poder controlar melhor as finanças, juntamente com a facilidade de uso, só faz aumentar a quantidade de pessoas que passam a usar o dinheiro de plástico.

No início, o cartão de crédito pré-pago era voltado apenas para quem viajava ao exterior e não queria levar muito “dinheiro vivo”. Mas hoje, com o aumento das vendas pela internet tanto em sites brasileiros quanto internacionais, faz com que esta modalidade de pagamento seja popular.

O que é o cartão de crédito pré-pago?

Ele tem um funcionamento idêntico ao cartão de crédito convencional, só que para que você possa utilizá-lo, deve realizar uma carga em dinheiro. Por exemplo, recarregue R$20,00 e você terá R$20,00 para gastar.

A grande maioria das operadoras oferecem cartões que podem ser usados tanto no Brasil quanto no exterior, portanto, para quem não tem cartão de crédito convencional e quer fazer compras em sites como o AliExpress, por exemplo, é uma ótima alternativa.

cartão de crédito pré-pago

Vantagens do cartão de crédito pré-pago e para quem ele é indicado

Este tipo de cartão é indicado para pessoas que não possuem um cartão de crédito convencional, como pessoas com restrição no nome, por exemplo, ou então para aquelas que possuem cartão de crédito, sem a modalidade internacional e que queiram realizar compras em sites do exterior.

A principal vantagem é o controle sobre os gastos, afinal, você só pode gastar o valor carregado no mesmo. Não existe a chance de você se enrolar em uma bola de neve de dívidas.

Desvantagens do cartão de crédito pré-pago e para quem ele não é indicado

Se você já tem um cartão de crédito convencional com a opção para uso no exterior, talvez este tipo não seja uma boa alternativa por conta das tarifas praticadas e também da falta de um programa de fidelidade.

Uma outra desvantagem do cartão de crédito pré-pago é justamente o valor das tarifas. Muitas empresas cobram um valor pela emissão do cartão e também uma mensalidade. Vale pesquisar antes para ver se tem alguma que se encaixa nas suas necessidades.

Onde solicitar um cartão de crédito pré-pago

Muitos bancos como o Banco do Brasil e o Itaú já oferecem este serviço, mas um dos melhores é o Superdigital. Em supermercados e lojas de departamento você também encontra vários cartões pré-pagos com custos variados em que basta fazer uma recarga e usar como cartão convencional.