Como abrir uma conta corrente

Hoje em dia é praticamente impossível viver sem ter que abrir uma conta corrente, mas a realidade no Brasil, mostra um mundo muito diferente. Dá pra perder a conta de quantas pessoas ainda não possuem uma conta em banco.

Mas, por que eu preciso de uma conta bancária?

No mundo atual, com a violência que habita as ruas, não é nem um pouco seguro você receber seu salário em mãos, nem as empresas tem mais este procedimento de fazer o pagamento “ao vivo”. Também não é seguro andar com dinheiro na carteira, por isso, andar somente com o cartão de débito se tornou o hábito de muitos brasileiros.

Como abrir uma conta corrente no banco

Como abrir conta corrente em banco

Para abrir uma conta corrente, você deve procurar o banco que melhor atende suas necessidades. Cada agência pode ter um procedimento de abertura diferente de outra, por isso é sempre bom conversar com o gerente de contas para esclarecer todas as suas dúvidas.

Mas, basicamente, você precisará dos seguintes documentos:

Na própria agência, você deverá preencher um cadastro com seus dados pessoais, como endereço, telefones para contato, referências e o banco fará uma análise de crédito. Isso nos leva a uma pergunta muito comum:

Posso abrir conta corrente no banco com nome sujo, ou seja, com restrições?

Isso vai depender do gerente de contas. Em alguns casos, quando é uma empresa que solicita a abertura da conta, o banco concede uma exceção e abre uma conta corrente para pessoa física cobrando apenas a tarifa mensal. Se a pessoa estiver com restrições no nome, não poderá ter talões de cheques, limites pré-aprovados, solicitar empréstimos ou ter limite de cheque especial.

Para poder utilizar estes serviços que citamos acima, o cliente não pode ter restrições no nome.

É necessário pagar tarifa para usar a conta corrente?

Depende do número de operações que você pretende utilizar durante o mês. Por lei, hoje os bancos são obrigados a oferecer um pacote básico gratuito para os clientes que quiserem manter uma conta corrente. Se esta atender suas necessidades, não há necessidade de pagar tarifa.

É possível abrir conta corrente pela internet?

Você pode até preencher um pré-cadastro online, mas será necessário comparecer a uma agência do banco escolhido para formalizar a abertura de conta.