Como saber se estou com o nome sujo?

Estar com o nome sujo não é uma sensação muito agradável para qualquer pessoa. Você fica impossibilitado de fazer empréstimos, de conseguir parcelamento de produtos ou serviços, solicitar financiamentos de qualquer tipo. Basicamente, você não pode realizar nenhuma operação de crédito. Mas como saber se estou com o nome sujo?

A pessoa fica com o “nome sujo” quando deixa de pagar por serviços ou bens. Por exemplo, se você compra uma geladeira e não paga as parcelas. Seu nome é inscrito em um cadastro de devedores e praticamente perde o crédito que tem. Só passa a ter o “nome limpo na praça” após quitar sua dívida ou então entrar em acordo com o credor.

Como saber se estou com o nome sujo?

Você pode descobrir se há alguma restrição no seu nome de algumas maneiras. As mais comuns são as seguintes:

– Através de correspondência: Geralmente quando há a inclusão no Serviço de Proteção ao Crédito, o devedor recebe uma correspondência informando a data da inclusão.

– Através da internet no Serasa Experian: O interessado pode pagar pelos serviços do “Me Proteja” do Serasa Experian. Ao pagar um valor mensal, o usuário recebe um relatório completo sobre o CPF, se houve ou não inclusão no serviço de proteção ao crédito.

Como saber se estou com o nome sujo
Como saber se estou com o nome sujo e evitar dor de cabeça. Foto: GettyImages

– Através do Consumidor Positivo: O usuário pode fazer um cadastro gratuito e verificar se existe alguma restrição no CPF. Além de poder cadastrar no alerta de documento, para saber quando seu documento for utilizado sem sua permissão.

– Diretamente nas agências de atendimento da Serasa: Para consultar gratuitamente se você está com nome sujo, basta ir até uma das agências da Serasa e solicitar a consulta do CPF.

– Postos de atendimento do SPC Brasil: Você também pode consultar gratuitamente o seu CPF nos postos de atendimento do SPC Brasil. Para encontrar o endereço mais próximo da sua residência, visite este link.

Desconfie de empresas que dizem limpar o nome sem pagar a dívida

Uma pequena pesquisa na internet ou em classificados de jornais, retornam uma série de empresas ou prestadores de serviços que prometem limpar o nome sem a necessidade de pagamento de dívida. Vale dizer, que infelizmente isto não é possível e trata-se de golpe.

A única maneira de limpar o nome é entrando em contrato com o credor e realizando o pagamento da dívida.

Ao negociar com o credor e realizar o pagamento da primeira parcela da negociação, em cinco dias úteis o seu nome já fica limpo e você recupera o seu crédito normalmente. Desde que não tenha outras dívidas. Vale dizer que caso ocorra atraso ou não pagamento das parcelas negociadas o nome retorna para os serviços de proteção ao crédito.