Como encerrar uma conta corrente

Encerrar uma conta corrente não é tão simples quanto muita gente imagina. Muitos pensam que basta sacar todo o dinheiro da conta e não movimentar mais a mesma que esta será encerrada. Grande engano!

Enquanto o cliente não solicitar o encerramento da conta, ele estará pagando todas as tarifas e encargos que estão previstos em contrato quando foi feita a abertura da conta. Por isso, muitas vezes o CPF do cliente acaba sendo incluído em serviços de proteção ao crédito e também no Serasa.

Como fazer para encerrar uma conta corrente?

O cliente deve sempre comparecer a qualquer agência do seu banco e solicitar o formulário ou qualquer outro documento fornecido pelo banco que formalize o pedido de encerramento da conta. Após preencher e assinar o mesmo, o ex-correntista deve solicitar uma cópia deste documento e guardar por ao menos cinco anos. Se for uma conta conjunta, todos os usuários da conta devem assinar o documento solicitando o encerramento.

Caso a instituição bancária informe que você deve procurar apenas a sua agência, solicite orientação ao PROCON. Por lei, é possível encerrar a conta em qualquer agência da instituição.

É necessário pagar as tarifas que estão pendentes para encerrar uma conta corrente?

Sim. Se você tiver com qualquer pendência, seja tarifa mensal, cheques ou qualquer outro débito, deverá realizar o pagamento de todo o valor para só depois encerrar sua conta. Em caso de não pagamento dos débitos, a instituição bancária poderá incluir o nome do cliente em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.

O banco terá até 30 dias para confirmar ao cliente mediante correspondência ou qualquer outro tipo de aviso, o encerramento da conta.

Veja também: Quais são os serviços essenciais que são oferecidos pelos bancos.

É possível encerrar uma conta corrente inativa?

O banco poderá encerrar uma conta corrente que esteja inativa por mais de seis meses. Mesmo assim, deverá notificar ao cliente por escrito e o cliente não deixa de ter que arcar com qualquer débito que ainda esteja pendente, como tarifas mensais.

Deixe um comentário