Como abrir uma conta poupança

Uma das aplicações mais antigas usadas por muitos brasileiros é a poupança. Apesar de não render muito, ainda é uma das mais seguras e acessível a um grande número de pessoas. Uma conta poupança ainda é o que mais próximo que muitos brasileiros irão chegar de uma conta bancária, por não ter burocracia nem exigência de comprovação de renda.

Quem possui conta poupança, pode usá-la apenas como investimento, ou seja, realizar depósitos mensais para realizar um projeto futuro, mas também pode movimentá-la normalmente utilizando o cartão de débito. Neste caso, é provável que o portador acabe perdendo os rendimentos por conta do saque.

Como abrir conta poupança

Como abrir uma conta poupança

É um procedimento muito simples. Basta escolher o banco de sua preferência, que pode ser o Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Banco do Brasil e muitos outros e solicitar uma abertura de conta poupança. O interessado deverá apresentar os seguintes documentos:

– Documento de identidade original com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista)

– CPF

– Comprovante de residência no nome do titular da conta (Contas de água, luz ou telefone fixo, contrato de locação, etc)

Alguns bancos podem ser um pouco mais exigentes com comprovantes de residência e somente aceitarem comprovantes como conta de luz, água ou telefone fixo. Já outros podem ser mais flexíveis e aceitarem desde contas de telefone celular até boletos de TV por assinatura. Tudo vai depender da gerência do banco.

Em alguns casos será necessário efetuar um depósito inicial para abrir a conta. Geralmente o valor exigido é de R$100 (cem reais), mas varia de banco para banco.

Há também a possibilidade de abertura de contas em casas lotéricas

Quem não quiser comparecer a uma agência bancária, pode abrir a sua conta poupança em uma casa lotérica credenciada. Vários estabelecimentos lotéricos possuem convênio com a Caixa Econômica Federal e basta apresentar a mesma documentação para abrir a sua conta.

Alguns dias após a efetivação, o cliente recebe em casa ou retira na agência um cartão magnético para realizar a movimentação da conta. É possível fazer saques, compras em débito normalmente.

Para quem possui conta poupança, não há qualquer cobrança de tarifa mensal, ao contrário do que acontece nas contas correntes.

É possível abrir conta poupança com o “nome sujo”?

Na grande maioria dos casos sim. Geralmente a conta poupança é a última alternativa para quem está com restrições no CPF de abrir uma conta em banco.

1 comentário em “Como abrir uma conta poupança”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.