Como aumentar o limite do cartão de crédito

Aumentar o limite do cartão de crédito pode ser uma tarefa fácil para alguns, já para outros nem tanto. Em muitos casos, o usuário quer aumentar o limite apenas para parcelar um eletrodoméstico com um valor mais alto ou então uma passagem aérea, que estão cada vez mais altas.

Mas, como convencer o banco ou a financeira que você pode aumentar o limite do cartão de crédito?

Isto não é uma tarefa fácil, pois cada banco possui critérios internos para definir o limite de cada cliente e praticamente nenhum deles costuma divulgar quais são estes critérios e como é feito o procedimento para definir o limite de cada cliente.

Há um tempo, bastava ter uma boa amizade com o gerente do banco, que tudo ficava mais fácil. Hoje, com a alta rotatividade (nem sempre dá tempo de ficar amigo dos funcionários) e com o aumento do risco, ficou mais complicado conseguir limites altos das operadoras.

Antes de aumentar o limite do seu cartão de crédito, você deve refletir e ver se realmente precisa solicitar este aumento. É para um parcelamento a longo prazo? É para centralizar as despesas da casa e acumular mais milhas? Eu terei condições de fazer o pagamento integral da fatura?

Se a sua resposta for positiva, é hora de correr atrás do seu objetivo.

O que fazer para aumentar o limite do cartão de crédito

Como aumentar o limite do cartão de crédito
Aumentar o limite do cartão de crédito pode trazer benefícios, mas se não for corretamente planejado, pode trazer só dor de cabeça.

O cliente deve sempre estar informando ao banco as alterações na sua renda mensal. Se você trocou de emprego, se você tem mais de um emprego. Principalmente se você abriu a conta há muitos anos, suas informações estarão atualizadas e por isso seu limite permanece estagnado.

Se você já faz isso anualmente e mesmo assim o seu limite permanece o mesmo, recolha documentos que comprovem o aumento da sua renda. Podem ser contracheques, recibos de entrega de imposto de renda, recibos de aluguéis de imóveis próprios, Decore, faturas de cartões de crédito em outras instituições, etc.

De posse destes documentos vá até o banco e converse com o seu gerente sobre a possibilidade. É aconselhável sempre comparecer pessoalmente ao banco. Solicitações por telefone dificilmente são atendidas. É bem provável que ele não irá te dar uma resposta na hora, pois dependerá de análise interna. Só resta aguardar.

Outras dicas para quem quer aumentar o limite do cartão de crédito

Se o seu banco oferecer esta possibilidade, transfira o limite do CDC para o cartão de crédito. Várias instituições já oferecem esta opção através do internet banking.

Outra atitude bem interessante é centralizar todas as suas despesas no cartão de crédito. Pague contas e outras despesas. Além de acumular pontos ou milhas, pagando posteriormente o total da fatura em dia, você mostra ao banco que sua capacidade de pagamento é boa, com isso a possibilidade de conseguir um aumento de limite é grande.

Por que não consegui aumentar o limite do meu cartão?

Infelizmente os bancos e operadoras de cartão não costumam divulgar os motivos que levam à negativa. Tente conversar com funcionários do seu banco para ver se consegue alguma informação, se não conseguir, verifique se não consta nenhuma pendência financeira em seu nome (como saber se meu nome está sujo), se não há nenhum débito empresarial, etc.

Se você fez alguma dívida no passado e quitou através de acordo (aceitando grandes descontos, inclusive) podem acarretar em problemas de limitação de crédito. Pagar a fatura do cartão ou outras contas que estão em seu nome, em atraso, também interfere para que seu crédito seja limitado.

Para quem já tentou tudo e está com toda a documentação em dia, talvez pode valer a pena trocar de banco ou de operadora e começar um relacionamento novo. Em alguns casos, pessoas que mudaram para outras instituições bancárias, conseguiram limites maiores e benefícios melhores.

2 comentários em “Como aumentar o limite do cartão de crédito”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.