Como comprovar renda diarista

Como comprovar renda diarista? O que diarista pode usar como comprovante de renda para fazer crediário, financiamentos e outras transações com dinheiro que precisem comprovar renda? Explicaremos neste post as alternativas disponíveis para quem trabalha como diarista.

Como comprovar renda diarista

A pessoa que trabalha como diarista é considerada um trabalhador autônomo, uma vez que não tem vínculo de subordinação e não exerce função de forma contínua para o mesmo empregador.

Portanto quem é diarista pode comprovar renda do mesmo jeito que o trabalhador autônomo e informal. Estas são algumas opções não muito simples:

  • Declaração de Imposto de Renda – uma boa maneira de comprovar sua renda é fazendo a declaração, mesmo que você não tenha que pagar imposto, os dados enviados para Receita Federal poderão ser usados para comprovar renda em financiamentos e outros;
  • Extrato da conta corrente – se você tem conta corrente poderá usar o extrato como comprovante, normalmente são solicitados extratos dos últimos três meses, mas atenção, não serve de conta poupança;
  • DECORE – declaração feita por contador registrado, mostrando todos os ganhos;
  • Contrato de prestação de serviços e comprovantes de depósitos – normalmente aceitos junto com outros documentos;
  • Recibo de pagamento de autônomo RPA – precisa declarar imposto de renda;
  • Cadastro Positivo do Serasa – pode ajudar pois cria um histórico de contas pagas.
Como comprovar renda de autônomo e informal

Declaração de trabalho ou declaração de autônomo

Se você não tem como fazer nenhuma das opções acima, uma alternativa seria fazer declaração de trabalho de cada pessoa que você presta serviço. Seu empregador terá que assinar e você também. Será preciso reconhecer firma em cartório da assinatura do empregador.

Um exemplo deste tipo de declaração:

DECLARAÇÃO DE TRABALHO

Declaramos para os devidos fins que a Sra ________________________, inscrita no CPF número ___________________ e portadora de Carteira de Identidade número _______________________ é funcionária da _____________nome do empregador_________________ exercendo atividades de doméstica (diarista). Seu dia de trabalho é toda segunda-feira das 8h às 17h.


________________________________, ______de ___________de 20__.
__________________________________________________
Assinatura do empregador

Substitua os dados da declaração acima de acordo com os dias e horário que você trabalha e o empregador de cada dia. Lembre-se de fazer uma declaração para cada um dos empregadores.

Declaração de renda de autônomo

Ou fazer declaração de renda de autônomo informando o ganho mensal bruto, também é preciso reconhecer firma em cartório. A seguir um modelo desta declaração que você pode usar para fazer a sua:

DECLARAÇÃO DE RENDA
Eu, ___________________________________________________________________, portador (a) da carteira de identidade nº _________________________, órgão de expedição ___________________, do CPF nº_______________________________, por não possuir outra forma de comprovação de renda, declaro para devidos fins que exerço a função de _____________________________________________, com renda mensal bruta de R$ _________________.


Declaro ainda que o valor da renda mensal acima informado é verdadeiro, estando eu ciente de que a omissão de informações ou a apresentação de dados ou documentos falsos e/ou divergentes podem resultar em processo contra mim penalmente, como crime de falsidade ideológica, art.299 do Código Penal Brasileiro, e/ou civilmente, com ressarcimento por prejuízo causado a terceiros. Portanto, autorizo a devida investigação e fiscalização para fins de averiguar e confirmar a informação declarada acima por mim.


________________________________, ______de ___________de 20__.
__________________________________________________
Assinatura do declarante

Quem preferir pode baixar a declaração de rendimento de autônomo ou liberal em PDF neste link ou em DOC neste link. Abrirá o MediaFire, é só clicar no botão “Download” e salvar no computador.

Estas duas últimas declarações poderão não ser aceitas por lojas ou financeiras. Tudo vai depender da política do local que você está tentando negociar. Portanto pergunte no local se aceitam estas declarações antes de solicitar ao seu empregador.

Categorias Diversos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.