Exclusão de titular de conta conjunta

Exclusão de titular de conta conjunta, como tirar uma pessoa da conta conjunta no banco? O que é preciso fazer para remover uma pessoa de uma conta conjunta ou poupança conjunta? Se alguma das pessoas responsáveis pela conta resolver sair, pode retirar o titular sem encerrar a conta? Explicaremos estas questões abaixo.

Exclusão de titular de conta conjunta

É possível excluir um titular tanto de conta conjunta (corrente) quanto de poupança conjunta. O co-titular que quer sair da conta precisa assinar o termo de desvinculação de titularidade de conta no banco em questão, assim o banco terá uma prova de que a pessoa não quer mais fazer parte da conta.

Depois que formalizada a modificação pelo banco, a conta vira conta individual (com um titular) se não tiverem outros titulares.

Mas não tem escolha, todos os titulares devem estar presentes no banco no dia da assinatura do termo de desvinculação, senão o banco não permite a remoção do titular. Eles só removem sem um dos titulares presentes, se houver autorização judicial ou procuração com firma reconhecida.

Exclusão de titular de conta conjunta
Como fazer exclusão de titular de conta conjunta

Outros documentos que costumam ser solicitados ao excluir titular da conta conjunta:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH);
  • Cartão do banco e talão de cheques (se a pessoa ainda tiver).

Costuma levar 10 dias úteis para o titular ser removido da conta, mas pode variar de acordo com o banco.

E no caso de falecimento de um titular?

Neste caso normalmente basta levar a certidão de óbito no banco para o titular falecido ser removido. Mas atenção! Dependendo do tipo de conta ela poderá ser bloqueada se houver inventário dos bens do falecido. Inclusive se houver saque de dinheiro sem autorização, pode ser considerado crime contra ordem tributária e a pessoa terá que devolver o valor sacado.

Categorias Bancos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.