Microfilmagem de cheque e prazo, quanto tempo demora?

Passou um cheque e ele bateu duas vezes na sua conta mas você não tinha dinheiro para pagar? Neste caso é muito importante que você procure o beneficiário depositante do cheque, pois o cheque pode ter sido repassado a terceiros. Somente depois do pagamento seu nome será removido do CCF, Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos, e do SPC e Serasa. Além disso a pessoa pode registrar protesto em cartório contra você. Quando não encontramos o beneficiário é preciso solicitar a microfilmagem do cheque no nosso banco. Saiba como pedir no seu banco e outros detalhes como microfilmagem de cheque e prazo, quando tempo demora para conseguir a microfilmagem? Qual prazo que banco deve guardar a microfilmagem?

Microfilmagem de cheque e prazo, quanto tempo demora?

O prazo para fazer a microfilmagem de um cheque depende do banco onde você tem conta, abaixo especificamos de acordo com o banco.

No caso do prazo para o banco manter o microfilme do cheque guardado é de 60 dias de acordo com a Lei. Depois disto eles podem destruir a microfilmagem.

XI – Decorrido o prazo de que trata o item V, os cheques microfilmados ficarão à disposição dos emitentes durante 60 (sessenta) dias, findos os quais, se não procurados, poderão ser destruídos pelo estabelecimento sacado.

Microfilmagem cheque Banco do Brasil BB

No Banco do Brasil é preciso que a pessoa compareça em qualquer agência e solicite o microfilme do cheque pessoalmente. O prazo para o mesmo ficar pronto pode chegar a 10 dias úteis.

Microfilmagem cheque Itaú

No Itaú é possível tirar a microfilmagem direto pelo internet banking. Digite microfilmagem na busca da sua página no banco e vai aparecer a opção para procurar pelo número do cheque ou período. A microfilmagem do cheque já está disponível online 2 dias após a compensação. Online só estão disponíveis as microfilmagens dos cheques emitidos e compensados nos últimos 60 dias. Você pode salvar como PDF ou imprimir.

Para cheques emitidos com mais de 60 dias a microfilmagem pode ser solicitada na agência do Itaú.

Se o cheque foi devolvido para você a microfilmagem não estará disponível. Nem para cheques pagos no terminal de caixa.

Microfilmagem cheque prazo, quanto tempo demora
Microfilmagem cheque prazo para banco guardar e quanto tempo demora

Microfilmagem cheque Bradesco

No Bradesco você também pode emitir a microfilmagem diretamente no extrato de cheques no internet banking. Você pode visualizar ou imprimir rapidamente.

Se for solicitar o microfilme em uma das agências é preciso pagar o valor de 6,10 reais. Eles não especificam em quanto tempo fica pronto, pode ser que seja no mesmo dia. É preciso verificar na agência.

Microfilmagem cheque Caixa Econômica

A CAIXA permite a visualização e impressão do microfilme de cheques pelo site do banco no extrato de cheques. Mas também tem um limite de tempo. Se o seu cheque não aparecer será preciso solicitar na agência.

Se for solicitar em uma das agências é preciso pagar taxa de emissão, atualmente é 6 reais.

Microfilmagem cheque Santander

O Santander é igual ao Itaú, você pode tirar o microfilme do cheque direto no internet banking. Basta entrar na sua conta e verificar o extrato de cheques compensados/devolvidos, ou procurar pelo cheque específico. Vai aparecer uma lista dos cheques, clique em cima do que quiser visualizar e imprimir. Também é possível salvar como PDF. Este serviço não é tarifado.

Quem não quiser tirar online pode solicitar na agência do Santander, é preciso pagar uma tarifa para a emissão. Atualmente é 7,20 reais. Eles não especificam em quanto tempo o microfilme fica pronto para você pegar.

Microfilmagem cheque prazo Banrisul

No Banrisul você pode solicitar o microfilme na agência bancária e é preciso pagar a tarifa de emissão, atualmente é 7,50 reais. O Banrisul não especifica em quanto tempo a microfilmagem fica pronta, pode ser que seja no mesmo dia.

Informações extra

Na microfilmagem do cheque vão aparecer o número da instituição financeira, agência e conta de quem apresentou o cheque. Com estas informação é só apresentar a cópia do cheque no banco do beneficiário e solicitar o nome completo e telefone para conseguir falar com a pessoa.

Depois de comprovado o pagamento o banco solicitará a exclusão do nome do correntista do CCF. Você precisará pagar taxa ao banco para solicitar a remoção do CCF.

Lembrando que qualquer ocorrência é excluída automaticamente após decorridos cinco anos da respectiva inclusão.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.