O que é cheque protestado? O que acontece?

Se você trabalha com cheque já deve ter se perguntado, o que é cheque protestado? Por que um cheque é protestado? Protesto de cheque? Mas como assim? Vamos explicar mais sobre o cheque protestado e tirar algumas dúvidas como: será que ele caduca? O nome fica sujo se tiver um cheque protestado? O que fazer ou como regularizar cheque protestado? Quanto custa para protestar cheque? E outras.

O que é cheque protestado?

O protesto de cheques ou cheque protestado é um meio legal da pessoa que recebeu o cheque se proteger contra calotes. Sendo a maneira mais rápida dela conseguir o dinheiro que o devedor não deu. Quando você protesta um cheque, o nome do devedor fica negativado até que ele pague o valor que está devendo. Ele também não poderá emitir novos cheques, nem aumento de limite de cartão etc.

Como protestar um cheque e quanto custa?

Para protestar um cheque basta comparecer a um cartório de Registro de Protestos levando o cheque sem fundos (é preciso que o cheque esteja com o aviso que foi devolvido). Este cartório tem que ser da praça de pagamento do cheque. Se você tiver o endereço da pessoa leve também.

O preço para protestar varia de acordo com valor do cheque e cartório.

Tem tempo para entrar com protesto de cheque?

Não existe prazo, somente no caso do cheque possuir data de emissão superior a um ano, será preciso apresentar comprovante de endereço do devedor. Em casos assim o recomendável é entrar em contato com o Juizado Especial Civil.

Cheque protestado caduca?

O cheque caduca em 5 anos como outras dívidas, mas o protesto só é removido depois que a pessoa pagar a dívida.

O que é cheque protestado
O que é cheque protestado?

Quais motivos não pode protestar cheque?

Não podem ser protestados cheques devolvidos pelos motivos: 20, 25, 28, 30, 35 nem 70.

O nome fica sujo por cheque protestado?

Sim, o nome fica sujo até que a pessoa pague a dívida. Mas ele caduca após 5 anos, ou seja, seu nome vai sair do SPC, Serasa e Banco Central após 5 anos mesmo que não pague. Mas a dívida continuará existindo na instituição para onde emitiu o cheque e no cartório onde o protesto foi aberto.

Quando os bancos ou empresas realizam a busca de protestos de uma pessoa nos cartórios, normalmente solicitam apenas busca dos últimos 5 anos. Não é costume solicitarem mais tempo que isso, portanto não constará seu cheque protestado após os 5 anos. Mas ele ainda estará lá no cartório.

O que fazer? Como regularizar cheque protestado?

Se você tem algum cheque que foi protestado é preciso procurar o Cartório responsável ou o credor para pagar o que está devendo. Realizando o pagamento você recebe uma certidão positivo e o credor pedirá para o Cartório cancelar o protesto.

É possível encontrar o cartório responsável pelo protesto acessando o site do Serasa. Ou solicitando a microfilmagem do cheque com o banco.

Tags:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.