O que é o DDA Débito Direto Autorizado, como funciona, cancelar

Débito Direto Autorizado, se você tem conta no banco já deve ter escutado esta palavra. Mas o que é o DDA Débito Direto Autorizado? Como funciona o DDA? Tem como cancelar o DDA Débito Direto Autorizado? Vamos tirar estas dúvidas neste post e falar também sobre o DDA do Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica, Santander e outros bancos e financeiras.

O que é o DDA Débito Direto Autorizado

O DDA foi criado pela Febraban em 2009 para substituir a emissão de boletos de cobrança impressos, permitindo que os compromissos de pagamento sejam recebidos eletronicamente. Os valores das transações são automaticamente creditados na conta corrente dos clientes credores. Para se ter uma idéia, no Brasil são impressos cerca de 3,7 bilhões de boletos por ano.

Como funciona o DDA? Como se cadastrar?

Se você é correntista de qualquer banco você pode aderir ao DDA para que seus boletos registrados no seu CPF apareçam organizados em uma lista para pagamento pelo caixa eletrônico, internet banking ou aplicativo do Banco. Assim os boletos não serão mais enviados para sua casa pelos Correios. E você não vai mais precisar digitar o código de barras.

Para se cadastrar é muito fácil, alguns bancos possuem a opção de cadastro direto pelo Internet Banking, normalmente fica dentro de “Pagamentos”. Quem não tiver internet pode comparecer a uma agência do banco ou então ligar para o telefone de atendimento. Normalmente não existe tarifa para este serviço.

O que é o DDA Débito Direto Autorizado
O que é o DDA Débito Direto Autorizado

O boleto do DDA é debitado automaticamente na conta?

Não, este serviço não é débito automático. As contas só são pagas quando você quiser pagá-las. Elas apenas aparecerão registradas na sua conta no banco.

É seguro usar DDA?

Sim, ele usa o mesmo padrão de segurança que o Sistema de Pagamentos Brasileiro, onde as informações são passadas exclusivamente por meio eletrônico, evitando extravio dos boletos.

Se o boleto eletrônico estiver errado? O que fazer?

Nestes casos é preciso entrar em contato com o cobrador (cedente) da dívida, o banco não tem como modificar um boleto eletrônico.

Como cancelar o Débito Direto Autorizado?

A maioria dos bancos permitem o cancelamento do serviço direto pelo internet banking entrando na opção Débito Direto. Caso não consiga encontrar, você pode solicitar o cancelamento do DDA por telefone ou comparecendo a uma agência do seu banco.

1 comentário em “O que é o DDA Débito Direto Autorizado, como funciona, cancelar”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.