Tem como cancelar biometria do caixa eletrônico?

Tem como cancelar biometria do caixa eletrônico? A leitura biométrica foi criada para garantir a segurança dos clientes que usam o sistema, o ruim é quem nem sempre funciona. Quando a pessoa tem problema de perda das impressões digitais a situação pode ser pior ainda. Será que é possível remover a biometria e utilizar somente a senha de números e letras? Saiba agora se os bancos Santander, Itaú, Banco do Brasil, Caixa e Bradesco permitem a remoção da biometria por completo.

Tem como cancelar biometria do caixa eletrônico?

Atualmente todos os bancos estão cadastrando as impressões digitais de seus usuários. Infelizmente os bancos não permitem a remoção ou desativação do recurso. Não importa qual banco você use, uma vez cadastrada as digitais não tem como desfazer.

O recomendado quando está com problemas para leitura da digital é realizar um novo cadastro biométrico. Para isso basta comparecer na sua agência e solicitar o serviço. Pergunte se é possível registrar outros dedos, assim você terá mais opções de leitura no caixa eletrônico.

Alguns bancos ainda deixam caixas sem biometria disponíveis como, por exemplo, o Banco do Brasil. Neles é solicitado o código de letras e fazem perguntas de segurança sobre data de nascimento etc.

Outros bancos oferecem outras maneiras de verificação de segurança quando a leitura da digital não pode ser realizada, o Itaú é um deles. Você pode digitar sua senha se a leitura der erro duas vezes seguida.

Tem como cancelar biometria do caixa eletrônico

Posso não querer registrar biometria?

Claro que você pode. Mas se o banco não disponibilizar outras maneiras para acessar o caixa eletrônico, você simplesmente não poderá reclamar, uma vez que a conta bancária é contrato voluntário entre você e o banco.

A única solução para quem não quer usar biometria é não ter conta em banco que não disponibiliza outras maneiras de verificação de segurança.

Alguns municípios brasileiros como o Rio de Janeiro possuem Lei municipal obrigando os bancos a terem 50% dos equipamentos sem exigência de identificação biométrica, com possibilidade para uso de cartão com senha. Verifique se esta lei existe na sua cidade e reclame no Procon caso não esteja sendo cumprida.