Dicas para abrir um negócio usando empréstimo com garantia de imóvel

Muitas pessoas que começam um negócio acabam fazendo isso de forma impulsiva, especialmente quando motivadas pela necessidade. Contudo, essa não é uma prática indicada.

Empreender com sucesso exige, não somente um bom planejamento, mas também uma série de conhecimento para formalizar e gerenciar o negócio de forma eficaz. Mas, não desista antes de tentar! Esse é um processo trabalhoso, mas recompensador.

E, com a ajuda das dicas que separamos, você poderá se organizar para abrir seu negócio de forma muito mais promissora.

 Confira!

Dicas para abrir um negócio usando empréstimo com garantia de imóvel

Aperfeiçoe sua ideia

Se você tomou a decisão de empreender, provavelmente já tem uma ideia da área que vai atuar. Contudo, é preciso deixar isso o mais claro possível. É preciso escolher um nicho/segmento específico dentro dessa área, assim como definir as soluções que você pretende oferecer para seus clientes.

É claro que, quando começar de fato, algumas coisas podem ser mudadas, mas é importante ter um norte para o planejamento que vem a seguir.

Entenda o mercado

Antes de efetivamente iniciar seu planejamento, é essencial que você conheça o mercado que irá atuar para conseguir levar seu negócio para frente.

Segue algumas dicas que podem ajudar:

  • Converse com pessoas que trabalham no segmento;
  • Identifique os prós e contras de trabalhar na área;
  • Pesquise as oportunidades e ameaças do setor;
  • Aposte nas redes sociais para entender o seu público-alvo.

Tenha um Plano de Ação

Dentre os pontos mais importantes de um planejamento podemos citar:

Defina metas e objetivos

Onde você quer chegar com seu negócio? O que deseja alcançar? Como concretizar esses objetivos? Essas são algumas das perguntas que você deve responder para definir suas metas e objetivos.

Além de nortear sua atuação, metas e objetivos servirão como foco para alcançar o seu sonho. Elas também serão um “gás” quando você estiver desanimado.

Descreva seu investimento

É crucial que você saiba quanto pode investir para tirar seu plano do papel. Quando você define um investimento e trabalha com ele, tudo se torna mais organizado e fácil de entender e você vai conseguir identificar se fazer um empréstimo empresarial te ajudará a impulsionar seu negócio.

Aprenda a “vender”

Você precisa estar preparado para se comunicar, conversar sobre o seu plano de negócios. Ou seja, você deve saber “vender” sua ideia. Seu discurso precisa ser objetivo, inteligente e atraente para conseguir atrair clientes e possíveis investidores.

Mapeie suas parcerias

Lembre-se que empreender não é uma atividade solitária e que lidará com funcionários, fornecedores, parceiros, clientes, etc. Por isso, procure fazer acordos claros e manter bons relacionamentos. 

Se optar por ter um sócio, é importante encontrar alguém com as características certas. Pois, da mesma forma que um bom sócio pode ajudar sua empresa a decolar, um sócio com as características erradas pode ser prejudicial para o seu negócio.

Formalize sua empresa

Para te ajudar a encaminhar as questões burocráticas, o ideal é contar com consultoria especialmente de um contador e, se necessário, de advogado.

Eles vão te ajudar com os seguintes documentos e processos:

  • Elaboração e registro do Contrato social;
  • Abrir o CNPJ;
  • Conseguir alvará da Prefeitura;
  • Registro da marca.

Planeje seu Marketing

Agora que você já sabe todos os passos para abrir um negócio, você precisa montar um bom plano de marketing. E não, você não pode deixá-lo para depois. Afinal, sem um plano de marketing, não tem divulgação e, consequentemente, não tem clientes. E sem clientes não há empresa.

O primeiro passo para montar um bom plano de marketing é definir suas pessoas. Quem são os possíveis clientes do seu negócio? Para quem você fará vendas? Mas não para por aí. Definir as pessoas exige muito mais do que essas duas perguntas. Abaixo damos uma dica de quais perguntas você pode usar para encontrar sua persona:

  • Quem são eles? (qual idade, gênero, nível de renda, hábitos de consumo, ocupação, estado civil, localização geográfica, hobbies e interesses…)
  • Quais são suas maiores necessidades, problemas e desejos?
  • Onde eles buscam informações?
  • Qual o diferencial do seu produto em comparação com a concorrência?
  • Em que eles confiam?

Com uma pesquisa completa, você conseguirá definir boas pessoas. Quanto mais assertivo você for, mais você terá chance de atingir o seu cliente com o seu produto ou serviço.

Atraia os primeiros clientes

Nessa fase inicial, você pode começar pensando em estratégias de vendas simples, mas eficientes. Veja quais são os benefícios e qualidades do seu produto ou serviço e comece a fazer a divulgação. Para isso, use todas as formas de divulgação possíveis: site, redes sociais, contato presencial e etc.

Lembre-se que propaganda é a alma de todo negócio. Você definiu suas pessoas e sabe onde encontrá-las. Então, marque presença e faça a sua empresa ser conhecida pelas pessoas.

É importante também que sua estratégia de divulgação esteja alinhada com os objetivos do seu negócio. E tenha cuidado com a presença nas redes sociais. Não basta apenas criar perfis e sites e não alimentá-los. É essencial que você produza conteúdo relevante e de qualidade que engaje o seu cliente e permita que você ganhe autoridade no mundo digital.

Não adianta criar perfis em todas as redes sociais que existem. Você deve focar apenas onde o seu cliente está. É no Facebook e no Instagram? Então é ali que você vai criar seus perfis. No Twitter e no Youtube? Então você já sabe que caminho seguir.

Não tente “abraçar o mundo com as pernas” porque você não dará conta de atualizar todas essas redes sociais com frequência. Pense apenas nas redes sociais que são importantes para o seu negócio e foque nelas para atrair sua clientela.

Pense a longo prazo

É fácil manter a sua atenção focada no presente, mas não deixe também de pensar a longo prazo. Certamente, você quer que o seu negócio seja um sucesso desde o início. Porém, vá com calma. É melhor que ele cresça devagar, de maneira sustentável do que não crescer, concorda?

Não vá logo pensando que você vai ficar rico no primeiro mês. Pense de forma gradual e assim, você evitará se desgastar com problemas que podem esperar ou que não são importantes.

Se adapte a sua nova rotina. Revise seu plano de negócios. Redefina metas. Trace novos objetivos. Faça as mudanças que forem necessárias para o seu negócio continuar crescendo e prosperando. Acompanhe o ritmo do seu negócio. Mude junto com ele. E não desista.

Busque motivação diária para enfrentar os desafios e siga seus objetivos com convicção. Você vai ver como é satisfatório vencer todos os obstáculos e conquistar o seu propósito de vida.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para abrir um negócio. Agora é com você. Busque ajuda, pense com cautela, tenha disciplina, foco, busque conhecimento e não desista dos seus objetivos. Com isso, certamente, sua empresa será impulsionada ao topo.

Quando recorrer a um crédito

Existem várias formas de conseguir capital de giro e uma delas é através de um empréstimo com garantia de imóvel. Por ter um bem garantido de operação é possível ter acesso a condições especiais.

A CashMe, por exemplo, é a maior especialista nessa modalidade de crédito da América Latina. Vale a pena acessar o site e conferir as taxas de juros e prazo de pagamento.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.