Como fazer um financiamento imobiliário

Como fazer um financiamento imobiliário? Qual a documentação necessária? Estas são algumas das perguntas daqueles que estão pensando em adquirir a casa própria sempre fazem. Ter um imóvel para chamar de seu é o sonho de muitos brasileiros e felizmente, cada vez mais cidadãos conseguem realizar este sonho graças ao financiamento imobiliário.

Conseguir o dinheiro para realizar este projeto não é fácil. Mesmo pagando em parcelas, é preciso se programar, muitas vezes renunciar a diversão, alguns supérfluos, tudo em função de realizar este grande sonho.

O que é um financiamento imobiliário?

Como fazer um financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário funciona como uma espécie de empréstimo, visando a compra de um imóvel. Nesta modalidade de empréstimo, o banco paga o valor total ao vendedor e você paga ao banco, mensalmente, as parcelas pré-estabelecidas mediante um contrato de longo prazo. Estas parcelas incluem juros e taxas e muitas vezes podem levar décadas para serem quitadas.

Qual o procedimento para fazer um financiamento imobiliário?

O primeiro passo para fazer um financiamento imobiliário é se organizar financeiramente. É preciso ter um orçamento e a assim traçar o seu projeto. Quanto poderá financiar com o banco? Terá um valor de entrada para dar no financiamento? Poderei usar o FGTS como parte do pagamento? Qual será o valor máximo de parcela que poderá arcar? Esta última precisa ter em mente os gastos fixos que também serão assumidos com a parcela. Teremos uma reserva de emergência para caso aconteça algum imprevisto? Tudo isso deverá ser estudado.

Após este estudo minucioso, já é possível conversar com as instituições bancárias para saber suas chances de crédito e qual delas pode oferecer as melhores condições de financiamento. Os principais bancos brasileiros estão aptos a oferecer cartas de crédito, mas também existem cooperativas sérias que podem se tornar boas opções para gerenciar o financiamento.

Também é preciso ter muita paciência, pois o processo de liberação do crédito pode levar de semanas a meses e ser muito estressante para quem passa por ele.

Onde conseguir o financiamento de um imóvel?

Os principais bancos brasileiros oferecem esta modalidade de crédito: Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal. Existem também programas do Governo Federal, destinados para famílias de baixa renda, como o Minha Casa, Minha Vida, que visa melhorar as condições de moradia de mais pessoas no país.

Pesquise os imóveis que estão dentro do seu orçamento

Enquanto faz a pesquisa nas instituições bancárias sobre o crédito, nada impede de ir pesquisando os imóveis que estão dentro do seu orçamento e também obtenha informações sobre o vendedor. Veja se o vendedor só aceita vender o imóvel à vista, se aceita financiamento, carta de crédito, etc. Não há nada pior do que gostar de um imóvel e na hora de fechar negócio, descobrir que o vendedor não trabalha com cartas de crédito.

Como comprar um imóvel financiado

Quem pode fazer um financiamento?

Para fazer o financiamento de um imóvel, é preciso atender os seguintes requisitos:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Não ter nenhuma restrição nos serviços de proteção ao crédito;
  • Ter uma renda que seja compatível com o valor do financiamento e que as parcelas, se possível ocupem no máximo 30% da renda mensal;
  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com visto de residência permanente;
  • Não ter pendências com o Fisco ou Previdência Social.

Qual a documentação necessária para fazer um financiamento imobiliário?

Prepare-se para muita burocracia. Realizar este procedimento, apesar de simples, exige uma vasta documentação. Os principais documentos exigidos são:

  • RG e CPF de todos que desejam solicitar o financiamento. Em alguns casos é possível juntar a renda como cônjuges e pessoas em união estável comprovada;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovantes de toda renda dos solicitantes;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Extratos bancários que comprovem os recebimentos;
  • Certidão de nascimento, casamento ou união estável;
  • Certidão negativa de débitos, que visa comprovar que você não tem dívidas com a Receita Federal ou outras instituições governamentais;
  • Extrato do FGTS, caso deseje utilizar o valor disponível na conta para amortizar a dívida;
  • Certidão de Ônus Reais do imóvel que deseja financiar.

Estes são alguns dos documentos que o banco pode solicitar, porém, durante o processo, novos documentos podem ser solicitados conforme o seu processo. Lembre-se também de incluir no seu orçamento, o valor para emitir estes documentos. Uma certidão de ônus reais, por exemplo, pode ser bem cara!

O mais rápido que conseguir apresentar a documentação, mais rápido poderá ter o financiamento aprovado.

Documentação entregue, agora é hora de esperar a análise de crédito. Qual a renda mínima para solicitar o financiamento imobiliário?

A análise de crédito pode ser um pouco demorada e é preciso ter paciência durante o processo. É muito provável que o banco acabe solicitando mais documentos durante o processo. Mesmo assim, caso a instituição não aceite sua proposta, nada impede que tente o financiamento em outro banco.

Sobre a questão da renda, tudo vai depender do valor do imóvel que deseja financiar. A instituição financeira também irá considerar o valor da entrada proposto por quem solicita o financiamento.

Uma vez que tanto a documentação do financiamento quanto a do imóvel sejam aprovadas, é hora de analisar bem o contrato de financiamento e providenciar os documentos de transferência do imóvel.

Caso tenha qualquer dúvida na hora de fazer um financiamento imobiliário, não deixe de buscar todas as informações necessárias com um advogado especializado ou com a instituição bancária onde está solicitando o financiamento.