Cancelar uma compra que fiz no cartão de crédito

Como cancelar uma compra que fiz no cartão de crédito? Fez uma compra no cartão e desistiu mas não sabe como remover a cobrança? Ou foi cobrado no cartão erradamente e gostaria de ter o valor estornado? Saiba como cancelar e estornar compra no cartão Mastercard ou Visa do Santander, Banco do Brasil, Itaú, Caixa e Bradesco.

Quem estiver procurando como cancelar compra no cartão Mastercard ou Visa é importante lembrar que qualquer transação financeira realizada no cartão é responsabilidade do banco ou instituição financeira que emitiu o cartão, não adianta nada entrar em contato com a central do Mastercard ou do Visa.

Cancelar uma compra que fiz no cartão de crédito

Para cartões do Santander, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco, Cetelem, Porto Seguro ou qualquer outra instituição financeira siga os procedimentos abaixo. Se seu caso foi de não receber um produto ou serviço que pagou ou apareceu cobrança não autorizada no seu cartão, pule direto para o tópico 2.

Entre em contato com a loja ou estabelecimento

Primeiro você precisa entrar em contato com a loja ou estabelecimento que fez a cobrança no cartão. Tente resolver diretamente com eles. Não adianta falar com o banco ou instituição financeira para cancelar a compra em casos como:

  • não gostar do produto
  • comprar um produto com defeito
  • comprar alguma coisa que não queria
  • comprar uma viagem e precisar cancelar por doença
  • comprou pelo site da loja e acabou pedindo o produto errado
    • e outras situações parecidas

É importante lembrar que as lojas ou estabelecimentos não são obrigados a devolver seu dinheiro caso você desista do produto. Na maioria das vezes eles não aceitam devolução e nem estorno de valor. A única coisa que aceitam é em casos de defeito trocar por um produto igual, mesmo assim tem um data limite que você pode retornar na loja para realizar a troca do produto defeituoso, passando este tempo somente entrando em contato com o fabricante.

Somente nas compras feitas pela internet você tem o direito de cancelar em até 7 dias e devolver o que comprou. Está no Código de Defesa do Consumidor Art.49.

Cancelar uma compra que fiz no cartão de crédito
Cancelar uma compra que fiz no cartão de crédito

Não resolveu com a loja, fale com o banco

Se não conseguir resolver o estorno com a loja ou se seu caso seja um dos casos abaixo:

  • não recebeu um produto ou serviço que pagou
  • apareceu cobrança não autorizada no seu cartão

Entre em contato direto com a instituição financeira emissora do seu cartão de crédito.

Você poderá falar com eles direto pelo telefone 0800 que vem escrito atrás do cartão de crédito. Será preciso informar todo o problema para eles, em alguns casos é necessário enviar comprovantes da transação.

Após análise do caso o valor é estornado na fatura do cartão de crédito.

Nem sempre é possível cancelar

Acontecem muitos casos em que a loja não aceita estornar o valor, se a loja tiver provas suficientes da venda não adianta, o banco não irá estornar o valor pago.

Também acontecem casos de assinatura de serviços online em que a pessoa exclui a conta do site e esquece de cancelar a renovação automática. O serviço continua sendo cobrado sem você estar usando. Neste caso tente falar com o suporte do site para cancelar. Se não der certo solicite o cancelamento da cobrança ao banco. Se o banco não resolver, o único jeito é cancelar o cartão que está registrado no site e solicitar ao banco um cartão com nova numeração.

Estorno de compras parceladas

A pessoa pode pedir cancelamento de compras parceladas no cartão de crédito. Mas só terá estorno das parcelas já pagas, as parcelas a vencer serão canceladas. Se as parcelas caíram em valor errado, a pessoa pode entrar em contato com a loja ou estabelecimento e solicitar a correção do valor das parcelas.

1 comentário em “Cancelar uma compra que fiz no cartão de crédito”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.