Vantagens e desvantagens do cartão de crédito virtual

Quais as vantagens e desvantagens do cartão de crédito virtual? O cartão virtual é um cartão de crédito criado para dar mais segurança ao fazer compras na internet, pois são mais difíceis de clonar. Neste post falaremos um pouco mais sobre este tipo de cartão e se vale a pena.

Cartão de crédito virtual

Vantagens do cartão virtual

Estes cartões virtuais normalmente são gratuitos com a operadora do cartão, você mesmo quem gera a numeração do cartão que será usada para fazer a compra.

A compra fica mais segura, uma vez que a numeração deste cartão irá funcionar por pouco tempo, depois ela expira, justamente para outra pessoa não conseguir roubá-la. A validade costuma ser de apenas 48 horas, portanto a pessoa precisa gerar a numeração próximo à data da compra.

As compras realizadas neste cartão virtual vêm na mesma fatura do cartão normal. Por isso a compra também pode ser parcelada no cartão virtual.

Algumas operadoras permitem que você especifique o limite do cartão virtual, diminuindo ainda mais o risco de alguém utilizar em outras compras depois.

Desvantagens do cartão virtual

Não serve para comprar ingressos que precise de leitura da tarja ou da apresentação do cartão na entrada do evento. Você não poderá apresentar o cartão.

Mulher olhando computador e celular, cartão de crédito virtual
Cartão de crédito virtual

Não pode ser usado para fazer assinaturas de serviços com pagamento mensal como Netflix, tv por assinatura, Spotify e outros serviços, pois no mês seguinte não será possível realizar o pagamento. O cartão virtual já terá sido cancelado.

Cartões virtuais

Os cartões virtuais têm que ser emitidos na instituição financeira que você já tiver cartão ou que você queira solicitar, pois ele é emitido diretamente no internet banking da instituição ou no aplicativo. Ou seja, para ter um cartão virtual você precisa ter um cartão de crédito comum ou cartão pré-pago (no virtual pré-pago não é possível parcelar compras).

Estes são alguns dos disponíveis atualmente:

Se já tiver algum deles é só gerar a numeração pelo internet banking ou aplicativo. Se ainda não tiver um cartão de crédito, primeiro solicite-o, somente depois você poderá criar o cartã virtual.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.