Como melhorar o preço do seu imóvel no mercado com o home equity

Determinar o valor de um imóvel antes de colocá-lo à venda é essencial. Melhor ainda se, com pequenas estratégias você puder aumentar esse valor. Você sabe o que é o home equity e como ele pode te ajudar nessa tarefa? Confira!

Colocar um imóvel à venda no mercado é um processo complexo  e desafiador. A boa notícia é que existem ferramentas para te ajudar nessa tarefa. Outro ponto positivo é que, com algumas atitudes simples e pouco investimento, você pode melhorar o preço do seu bem e fazer um negócio mais lucrativo.

O primeiro passo é saber como calcular o valor do imóvel para venda. Em seguida pensar o que pode ser feito para aumentar esse valor.

Para te ajudar nessas duas situações, separamos algumas dicas e encaminhamentos práticos. Vamos lá!

Como melhorar o preço do seu imóvel no mercado com o home equity

Primeiro passo: Calcular o valor do imóvel

Entender qual é o preço de mercado de seu imóvel permite que você faça uma boa negociação e pratique um preço justo. Dessa forma, você não corre o risco de colocar um preço muito alto e não conseguir vender, nem de colocar um preço muito baixo e sair no prejuízo.

Uma forma bastante simples de calcular o valor do imóvel para venda é pesquisando os Dados do Mercado Imobiliário (DMI). Com algumas informações em mãos, especialmente a metragem do seu imóvel,  você consegue aplicar a fórmula que mostraremos a seguir.

Mas, antes confira os dados que você terá que levantar:

Valor do metro quadrado

A primeira etapa para determinar o valor de seu imóvel de forma mais assertiva é pesquisando o preço do metro quadrado praticado na região. Para ter um valor ainda mais preciso, certifique-se de procurar bens com características parecidas com as do seu.

Média de preços na localização

A localização influencia muito o valor do imóvel porque a proximidade com centros comerciais ou serviços essenciais, pode torná-lo mais valorizado. Assim, além do preço do metro quadrado, pesquise pontos positivos próximos que possam agregar valor ao seu imóvel.

Estado de conservação do imóvel

A necessidade ou não de reformas é outro ponto que pode influenciar no preço final do imóvel. Assim, antes de colocar seu imóvel à venda, certifique-se de realizar uma vistoria bem detalhada nele. 

Agora, é só calcular:

A fórmula baseada nos Dados do Mercado Imobiliário é bem simples: Pegue a área total do seu imóvel e o preço do metro quadrado na sua região e multiplique esses dois valores.

Por exemplo, se o metro quadrado de sua região custa R$ 4 mil e sua propriedade tem 80 m², a conta será:

4 mil x 80 = 320 mil

Compare o valor final com os preços praticados na região e avalie também se este será um valor justo no caso do imovél precisar de reformas.

Segundo passo: aumentando o valor do imóvel no mercado

Agora que você já sabe como calcular o valor do imóvel para venda é hora de conhecer algumas ações simples para conseguir aumentar esse preço.

Veja as 5 dicas que separamos:

1. Comece identificando os reparos necessários

Lembre-se que, quanto menos o imóvel estiver danificado, mais valor ele terá para os interessados. Portanto, caso o imóvel tenha infiltrações ou outros problemas parecidos, você deve corrigi-los ou informar ao interessado. 

2.  Pintura e iluminação

Uma pintura nova pode tornar o ambiente mais limpo, renovado e até mais iluminado. Escolha uma cor neutra e passe uma boa mão de tinta, especialmente nos cantos mais desgastados e locais onde foram feitos reparos, para não ficar marcas de reforma.

Também é importante trocar lâmpadas queimadas e resolver problemas de iluminação.

3. Cuide dos móveis e pisos

Outro ponto importante é fazer a manutenção dos móveis que estiverem inclusos na compra, como armários, por exemplo.

A necessidade de trocar móveis ou pisos podem ser usados como argumento por possíveis compradores para conseguir descontos.

4. Dê atenção aos diferenciais do imóvel

Se seu imóvel possui alguns diferenciais tais como piscina, sauna, varanda gourmet, entre outros, estes devem estar nas melhores condições possíveis para realmente agregar valor e não significar mais uma despesa. 

5. Organize o imóvel para as visitas

A primeira impressão é sempre muito importante, inclusive quando se trata de um imóvel. Nesse ponto, limpeza e organização fazem toda diferença. Por isso, dê atenção a todos os detalhes: deixe os ambientes arejados, evite deixar coisas espalhadas, etc.

Como aumentar o valor do seu imóvel no mercado com o home equity?

Como você deve ter concluído, aumentar o valor de um imóvel no mercado pode exigir uma série de reparos, em alguns casos até uma boa reforma. Contudo, para que este investimento seja realmente vantajoso é importante avaliar todas as condições envolvidas, entre elas, se você precisará de empréstimo para reforma.   

Nesse caso uma opção a ser consultada é o home equity, uma modalidade oferecida pela CashMe que está entre as mais baratas do mercado.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Conte-nos sua experiência nos comentários e continue acompanhando nossas publicações.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.