Como fazer empréstimo com garantia de imóvel

Como fazer empréstimo com garantia de imóvel? No empréstimo com garantia de imóvel você pode dar seu imóvel como garantia de pagamento, este tipo de empréstimo também é conhecido como crédito hipotecário. É um empréstimo de alto risco, pois se você não pagá-lo você perde seu imóvel. Saiba mais abaixo o que é preciso para solicitar este empréstimo.

Empréstimo com garantia de imóvel

A primeira coisa que você precisa para fazer este tipo de empréstimo é ter um imóvel no seu nome que esteja quitado e sem dívidas de impostos. O imóvel não precisa estar averbado nem com documentação de construção regularizada, nestes casos o banco considera o valor do terreno.

Apenas o imóvel não quer dizer que o crédito será concedido, os bancos irão analisar outros dados pessoais seus, e estas informações também irão influenciar nas condições do empréstimo.

Após comparecer ao banco, eles irão fazer avaliação do imóvel, na maioria dos casos é enviada uma pessoa para fazer a análise. O valor de empréstimo concedido normalmente fica entre 50% e 70% do valor avaliado. Por exemplo, seu imóvel vale 500 mil reais, eles concederão um crédito de 350 mil reais (se a taxa for 70%).

Como fazer empréstimo com garantia de imóvel
Como fazer empréstimo com garantia de imóvel?

É preciso verificar em várias instituições diferentes, pois os valores concedidos variam bastante entre uma instituição e outra.

Os documentos normalmente solicitados pelos bancos são:

  • Documento de identidade (se for casado seu e do cônjuge);
  • CPF (se for casado seu e do cônjuge);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Matrícula do imóvel;
  • Certidões do imóvel (serão especificadas no momento da solicitação).

Quem quiser pode ainda adicionar renda de outras pessoas para compor a renda necessária para avaliação.

Negativado pode pedir este crédito hipotecário?

A liberação do crédito para negativado vai depender de cada banco, não são todos que disponibilizam o empréstimo para pessoas com restrição no nome. Portanto o ideal é você perguntar no banco no momento que for solicitar o empréstimo.

Simulação de empréstimo com garantia de imóvel

Alguns bancos disponibilizam simulação em suas páginas ou opção para envio de proposta:

Conclusão

As taxas de juros do empréstimo hipotecário são as menores do que qualquer outro empréstimo, pois você está dando um bem como garantia. Mas é importante lembrar que, mesmo a legislação não permitindo penhora de imóveis por causa de dívidas, neste caso a lei não se aplica. O banco poderá sim penhorar sua casa para pagar a dívida, caso você não pague as parcelas combinadas. Portanto tenha certeza que poderá arcar com as parcelas antes de dar seu imóvel como garantia.

2 comentários em “Como fazer empréstimo com garantia de imóvel”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.