Preciso encerrar a conta salário ao sair do emprego?

Muitos trabalhadores, principalmente quando encontram o primeiro emprego, precisam abrir uma conta no banco para receber os pagamentos. Mas, e ao sair do emprego, preciso encerrar a conta salário?

Esta é uma pergunta que tentaremos responder no post de hoje.

O que é realmente uma conta salário?

Este é um tipo de conta que é aberta pela empresa, especificamente para o empregador efetuar o pagamento do salário do funcionário. Ela só recebe depósitos do próprio empregador. Não é possível realizar depósitos comuns por terceiros ou receber DOC‘s ou TED’s.

Encerrar a conta salário
Encerrar a conta salário

É uma conta que geralmente não tem tarifas e traz mais segurança ao usuário. Uma vez que o dinheiro também pode ser movimentado por cartão de débito, ou seja, você não precisa ir ao banco sacar todo o seu salário de uma única vez.

Este tipo de conta também não permite a emissão de cheques, cartão de crédito ou movimentação pela internet.

A conta pode ser aberta em qualquer banco que o empregado escolher?

Não. Geralmente a empresa procura abrir a conta com o banco que já cuida das operações financeiras da empresa. Caso você já possua uma conta corrente convencional, pode solicitar a empresa que faça os pagamentos nesta conta. Tudo é uma questão de bom senso.

A questão dos empréstimos e financiamentos

Algumas instituições oferecem empréstimos consignados para os funcionários da empresa. Ele funciona da mesma maneira que o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas. O cliente pega um valor emprestado e as parcelas são debitadas diretamente na folha de pagamento, ou seja, quando o salário bate na sua conta, já vem com o valor previamente descontado.

Preciso encerrar a conta salário após sair do emprego?

Encerrar a conta salário ou não. Bom, geralmente esta função é da própria empresa. Ela que deve informar ao banco a demissão do funcionário e solicitar o encerramento. Geralmente, depois de três meses sem depósitos, ela também pode ser encerrada automaticamente pelo banco.

Mesmo assim, depois deste período, verifique para ter a certeza do encerramento da conta. Desta forma, você evita dores de cabeça e possíveis cobranças de taxas no futuro.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.