O que é a custódia de cheques? Cheque custodiado

Os cheques estão caindo em desuso mas mesmo assim algumas pessoas ou comerciantes não conseguem sobreviver sem eles. Algumas lojas e comércios preferem não utilizar maquininha por causa das taxas cobradas, se o lucro da loja não é tão alto não vale a pena. Ainda mais em locais pequenos onde todos se conhecem, não tem por que não aceitarem cheques de fregueses. É aí que entra a custódia de cheques, mas o que é a custódia de cheques? Qualquer pessoa pode usar deste recurso? Saiba mais abaixo.

O que é a custódia de cheques?

A custódia de cheque é quando o Banco se torna o responsável pelos cheques pré-datados, eles quem vão guardar os cheques para sua empresa e descontá-los nas datas corretas para evitar que sejam roubados, sejam destruídos por incêndio ou sofram extravio. Isto facilita bastante a vida do comerciante pois é uma coisa a menos para se preocupar.

Para utilizar o serviço em qualquer um dos bancos ou financeiras, Santander, Itaú, Bradesco, Sicoob, Sicredi, Banco do Brasil e Caixa, é preciso realizar abertura de conta no banco que quer usar. Isto é feito para a pessoa ter controle e poder consultar os cheques, além de ter algumas vantages como possibilidade de antecipação de recursos, penhor ou crédito. Dependendo da instituição, o serviço está disponível tanto para pessoa física quanto para jurídica.

O que é a custódia de cheques?
O que é a custódia de cheques? Cheque custodiado, contratar

A contratação do serviço de cheque custodiado deve ser feito na agência do banco ou financeira que você escolher. E assim que for aprovado, os cheques devem ser entregues no local, no mínimo com 4 dias úteis e no máximo 1800 dias da data que devem ser depositados.

Em alguns bancos é possível solicitar a modificação da data do cheque ou antecipação de pagamento. Verifique com o banco que você quiser para saber se eles oferecem esta possibilidade.

Todos bancos e instituições financeiras cobram taxas pelo serviço prestado, tarifas de inclusão e exclusão e outros. É importante verificar em cada local qual a melhor tarifa para o seu negócio.

Categorias Bancos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.