O que significa o IOF, qual o valor?

O que significa o IOF? Qual o valor e fator gerador deste imposto? O Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros, conhecido popularmente como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um imposto federal do Brasil criado em 1990 no Plano Collor. Abaixo tentaremos explicar o máximo sobre este imposto que incomoda muita gente.

O que significa o IOF e qual o valor

O IOF é um imposto cobrado para pessoa física e jurídica em qualquer operação de crédito, câmbio, seguro ou operações relativas a títulos ou valores mobiliários. Estes são os fatores geradores do IOF.

Seu valor vai depender do tipo de operação realizada, ou seja, não tem alíquota fixa. E, para piorar, estas alíquotas podem ter seu valor modificado a qualquer momento pelo Governo! Atualmente as porcentagens de IOF sobre cada operação feita é:

  • Compra de moeda estrangeira ou uso de cartão internacional (Câmbio) – 6,38% sobre o valor
  • Seguros – entre 7,38% a 25% sobre o valor
  • Cartão de crédito nacional, empréstimos e finaciamento – 0,38% sobre o valor (tem limite de 3%) e mais 0,0082% ao dia (cheque especial faz parte desses)
  • Títulos e fundos imobiliários – 1,5% sobre o valor

Homem com a mão na cabeça, o que significa o IOF

    O que significa o IOF, qual o valor?

O perigo é principalmente nos cartões de créditos e cheque especial. Por exemplo, se você entrar no crédito rotativo do cartão e não pagar o valor total da fatura. Será cobrado IOF de 0,38% sobre o valor que não pagou e mais 0,0082% ao dia até quitar o total que deve! O mesmo acontece no cheque especial, é cobrado 0,38% sobre o valor usado do limite especial e mais 0,0082% por dia até quitar a dívida!

Portanto o melhor a fazer nestes casos é tentar não entrar no crédito rotativo do cartão e tentar reduzir seu cheque especial (limite) no banco. Quanto maior seu limite maior o valor do imposto a ser pago.

Resumindo, não tem como fugir do IOF. O imposto é cobrado em diversas movimentações financeiras, você pode evitar ao máximo não fazendo operações de crédito.

Categorias Diversos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.