Como fazer portabilidade de empréstimo consignado

Como fazer portabilidade de empréstimo consignado? Como funciona a portabilidade do empréstimo e quanto tempo costuma demorar a mudança? Qualquer pessoa pode solicitar a portabilidade para outro banco ou financeira? Neste post falaremos sobre estas principais dúvidas.

Portabilidade de empréstimo consignado

O principal motivo de fazer a portabilidade do empréstimo é conseguir taxas de juros mais baixas e melhores condições de pagamento. A diferença das taxa de juros é bem alta entre as instituições financeiras do Brasil, podendo chegar a mais de 3%.

Por isso a primeira coisa que você precisa fazer é procurar os bancos e financeiras para descobrir qual vai oferecer as melhores condições.

O Banco Central traz uma lista com as taxas de juros de cada instituição, é só clicar no “Crédito pessoal consignado público” ou “Crédito pessoal consignado INSS”. As taxas não serão exatamente as mostradas na lista, mas costumam ficar bem próximas e você pode ter uma base para identificar se onde você pegou o empréstimo tem mesmo as melhores condições.

Fazendo a portabilidade

Para saber o valor exato das taxas entre em contato com a instituição que pretende levar seu empréstimo. Eles vão explicar que precisam do saldo devedor para poder calcular as melhores condições possíveis.

Portabilidade de empréstimo consignado
Portabilidade de empréstimo consignado

Então você entra em contato com o banco atual e pede o saldo devedor da sua dívida. O banco que te deu o crédito é obrigado a informar o valor da dívida que você ainda possui. Também tem que remover os juros do que ainda não foi pago.

Quando estiver com o saldo devedor em mãos, entre em contato novamente com a instituição que irá comprar sua dívida. Eles irão calcular e verificar qual será o valor das suas novas parcelas, que irão diminuir devido à taxa de juros menor. A quantidade de parcelas e o valor do empréstimo continuam os mesmos que você tinha no outro banco, mas o valor das parcelas irá reduzir.

Pode pedir um troco ao fazer portabilidade? Pegar mais dinheiro ao trocar de banco?

Sim, você pode fazer refinanciamento do valor ao mesmo tempo que faz a portabilidade. Normalmente com a queda da taxa de juros e parcelas já pagas, a pessoa consegue solicitar um valor em dinheiro, mantendo as parcelas mais baixas que no banco anterior. Isto porque ocorre liberação da margem consignável.

Quando tempo demora para concluir a portabilidade?

Após solicitar o saldo devedor no banco atual e entregar no novo banco, costuma demorar uns 15 dias úteis para o processo ser concluído.

O novo banco entrará em contato com o antigo, este terá um tempo para fazer uma contraproposta. Se não for possível reduzirem as próprias taxas, nem entrarão em contato com você. O novo banco irá entrar em contato quando o processo for finalizado.

Pode cancelar a portabilidade de empréstimo consignado?

Você só vai conseguir cancelar antes do novo banco quitar a dívida. Se o banco já tiver pago sua dívida no banco antigo, não tem como desfazer o processo.

Quem pode fazer a portabilidade do consignado?

Qualquer cliente pessoa física pode solicitar a portabilidade do contrato vigente. Inclusive aposentados, pensionistas, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada.

Tem que pagar para fazer a portabilidade?

Normalmente as instituições financeiras não cobram tarifas para realizar a portabilidade. Verifique previamente com a instituição que for escolher.

Quais bancos fazem portabilidade de consignado?

Os bancos que fazem empréstimo consignado são os que fazem portabilidade. Na página de taxa de juros é possível ver a lista deles. É só clicar em “Crédito pessoal consignado INSS” ou “Crédito pessoal consignado público”, de acordo com o seu.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.