Como fazer um consórcio

Como fazer um consórcio? Como funcionam os consórcios? Tem algum risco ao participar ou é certo ser sorteado? Neste post explicaremos quais cuidados se deve ter ao participar de um consórcio de carro, moto, de dinheiro e de produtos.

Como fazer um consórcio

O consórcio é uma forma interessante de financiamento de um bem ou serviço pois não tem juros. Você entra em um grupo de consumidores que querem adquirir o mesmo bem ou serviço que você, e paga mensalidades que são administradas pelo banco ou financeira.

A cada mês uma pessoa do grupo é sorteada para receber o bem, ela poderá continuar pagando as parcelas até terminar o número de parcelas concordado ou quitar o valor ao ser contemplado. Mas existem lances (antecipando parcelas) que podem ser dados no mês para tentar ser o vencedor, quem der o valor mais alto recebe o bem ou o serviço.

É uma ótima maneira de compra para quem não precisa imediamente do bem ou do serviço em questão. Também para aqueles que não tem hábito de poupar, funcionando como uma poupança.

É cobrada alguma taxa no consórcio além das parcelas?

Sim, ao invés dos juros é cobrada uma taxa de administração pela administradora do consórcio. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, a taxa média de administração atual é de 0,412% ao mês (aprox. 5% ao ano).

Em alguns casos o bem ou serviço pode ficar até seis vezes mais barato que o financiamento comum. Mas fique de olho na taxa de administração! Tenha cuidado e leia todo o contrato antes de assinar qualquer coisa, pois esta taxa varia muito de um consórcio para outro.

O consórcio também pode cobrar fundo de reserva e seguro.

Quais os riscos? Vale a pena?

Se você precisa do carro imediatamente, o consórcio pode não ser uma boa alternativa. Pois você tem que dar a sorte de ser sorteado ou dar lances altos para aumentar as chances de ser sorteado, mesmo assim sem garantia de que será contemplado. Se você não for sorteado, só receberá o bem ou serviço no final do pagamento.

Antes de entrar em qualquer consórcio leia atentamente todo o contrato! Principalmente para verificar taxa de administração e comparar com valores de financiamentos.

Pesquise sobre as reclamações das administradoras. O Banco Central tem um ranking de reclamações neste link, é só clicar em “Ranking de Reclamações” do lado direito.

Como participar do consórcio?

Basta procurar a administradora que preferir, existem mais de 150 no Brasil. Verifique a lista do Banco Central e da Abac.

Como fazer um consórcio

Ao encontrar alguma que goste, leia o contrato e verifique se o valor do crédito e o prazo para pagamento estão de acordo com o que você pode pagar. Alguns sites possuem simulador como o do Banco do Brasil. Compare taxas de várias administradoras para ter certeza que está pegando o melhor.

Outras coisas que você precisa analisar:

  • Qual critério de correção do crédito que será aplicado e garantias que você terá que fornecer quando for contemplado;
  • As regras de contemplação por sorteio e lance (como poderá antecipar pagamento de prestações e possibilidade de optar por crédito de menor ou maior valor antes da contemplação).

Tenha tudo por escrito no contrato e peça uma cópia do mesmo. Promessas verbais não têm validade.

As administradoras não costumam fazer análise de crédito quando você entra para um consórcio. Mas esta análise será feita assim que a pessoa for sorteada. Se ela tiver pendências no nome, não poderá retirar a carta de crédito (o bem ou serviço). Portanto não entre para o consórcio com o nome sujo!

Além disso os participantes que estiverem inadimplentes não participam dos sorteios até regularizarem o pagamento das parcelas.

Resumindo

Se você consegue juntar dinheiro por conta própria, então o consórcio pode não ser uma boa alternativa, pois você terá que pagar taxas extra. Neste caso o melhor é juntar o dinheiro na poupança e pagar o carro à vista, que ainda poderá ter desconto.

Mas se você não for organizado e não está precisando do bem ou do serviço de imediato, esta é uma boa opção para comprar o que você deseja.

Categorias Bancos

1 comentário em “Como fazer um consórcio”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.