Cuidados ao fazer empréstimos

Os empréstimos financeiros geralmente são a primeira alternativa em que as pessoas pensam nos momentos de crise. Mas no momento do desespero, ninguém pensa nos cuidados que temos que ter ao fazer empréstimos em bancos ou financeiras. Atualmente, com as dificuldades que milhares de brasileiros estão enfrentando, são muitos que correm aos bancos ou financeiras em busca de uma solução para os seus problemas. Mas é preciso ter alguns cuidados ao fazer empréstimos, principalmente nos casos em que a oferta é considerada “boa demais”.

Cuidados ao fazer empréstimos em bancos ou financeiras, quais cuidados deve tomar

Você já está com a cabeça a mil por estar enfrentando problemas financeiros, por isso, pode achar que aquela oferta imperdível vai resolver seus problemas. Muito pelo contrário, na hora de pegar dinheiro emprestado, deve-se redobrar a atenção! Veja alguns cuidados que você deve tomar:

  • Procure apenas instituições financeiras reconhecidas pelo Banco Central ou então os bancos com os quais você já está acostumado a trabalhar como Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, etc. Para consultar outras empresas, acesse o site do Banco Central do Brasil.
Cuidados ao fazer empréstimos em bancos ou financeiras
Cuidados ao fazer empréstimos em bancos ou financeiras
  • Empresas sérias e regulamentadas não cobram nenhum valor para emitir o seu empréstimo. Se a empresa com a qual você entrou em contato está cobrando qualquer tipo de “taxa” para emitir os seus empréstimos, não aceite e procure outra instituição. A cobrança destes valores é totalmente ilegal. Se possível, denuncie a empresa para o Banco Central.
  • Sabe aquele ditado popular que diz que “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Então, aplique-o na vida. Existem muitos golpistas espalhados pelo país que se aproveitam do desespero das pessoas para oferecer empréstimos com juros muito abaixo dos aplicados no mercado. Só que estas empresas, cobram as tais taxas de abertura de crédito e jamais lhe fornecem qualquer empréstimo.
  • Se a empresa não tiver um telefone fixo para contato, mais um motivo para fugir dela.
  • Não faça empréstimos para outras pessoas, você pode acabar arcando com o prejuízo.
  • Não acredite em anúncios de empréstimos publicados em classificados de jornais.
  • Jamais forneça qualquer número ou cópia de documentos por telefone. Existem especialistas em aplicar golpes.
  • Se for empréstimo consignado confirme o valor das parcelas que serão pagas e taxa de juros antes de assinar qualquer coisa. E leia o contrato com calma!
  • Verifique nos órgãos de defesa do consumidor e nas redes sociais se há reclamações contra a empresa. Também é possível verificar no site consumidor.gov.br

Por fim, jamais faça empréstimos com agiotas. É uma operação totalmente ilegal e até que pega o dinheiro emprestado pode responder a processos. Todo cuidado é pouco!

Tags:

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.