Depositei na conta errada, posso recuperar meu dinheiro?

Depositei na conta errada, posso recuperar meu dinheiro? E se fizer Pix para conta errada, é possível recuperar o dinheiro enviado? Se você se enganou e enviou dinheiro para pessoa errada, ou se foi vítima de um golpe, e acabou enviando PIX para algum golpista, neste post explicamos como proceder, para tentar reaver o dinheiro enviado.

Posso recuperar dinheiro se depositei na conta errada?

Você pode tentar recuperar o dinheiro, mas não é garantido. Será preciso entrar em contato, o mais rápido possível, com o banco. Se o dinheiro já caiu na conta da outra pessoa, eles poderão bloquear o valor para que a pessoa não utilize.

Antes de entrar em contato com o banco, você vai precisar dos seguintes dados:

  • CPF;
  • valor do depósito;
  • conta para o qual o valor foi enviado;
  • conta que enviou o dinheiro;
  • hora em que foi feita a transação;
  • forma que a transação foi realizada.

Entre em contato imediatamente com o banco com estas informações em mãos. Eles vão tentar recuperar o dinheiro. Lembrando que não é garantido que vai reaver o valor, pois por lei eles não são obrigados a isso.

Se você foi vítima de golpe e depositou em alguma conta fraudulenta, também precisa entrar em contato com o banco o quanto antes. Mas neste caso, será importante ter o Boletim de Ocorrência relatando o roubo. Relate o ocorrido aos bancos o mais rápido possível (informe ao seu banco e ao banco para o qual o depósito fraudulento foi feito), e abra o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Depois você precisará informar ao banco os dados do BO. Mas não espere ter o BO em mãos, fale com os bancos assim que perceber que foi vítima de golpe.

É muito importante guardar todas as provas do golpe, inclusive conversas que possam ter acontecido pelo WhatsApp, Messenger ou por email. Principalmente se você for entrar com processo na justiça.

E em caso de PIX errado ou golpe, posso recuperar?

Se você enviou o PIX para a pessoa errada, o processo é o mesmo do depósito errado, comunicar o mais rápido possível à instituição bancária. Como o Pix é feito em segundos, a devolução é mais complicada do que no caso do depósito e a chance de devolução é bem menor.

O que recomendamos fazer é tentar entrar em contato diretamente com a instituição ou pessoa física que recebeu seu Pix. Veja se ela pode estornar o valor para você, como política de boa-fé. Caso não consiga identificar a pessoa que recebeu, a situação ficará bem complicada, pois o banco não é obrigado a devolver o valor.

Depositei na conta errada, posso recuperar meu dinheiro?
Depositei na conta errada, posso recuperar meu dinheiro? E PIX errado?

Como última tentativa, você pode falar com a instituição bancária da pessoa que recebeu o Pix, e pedir a eles que entrem em contato com a pessoa para ela devolver o valor. Mesmo assim, nada é garantido, pois a instituição bancária não pode dar informações sobre seus clientes.

Em casos de golpes com Pix você precisa informar imediatamente a sua instituição bancária e a instituição bancária usada para o golpe. Será necessário apresentar detalhes sobre chave Pix utilizada, data e horário da transação, valores, etc. Não esqueça de fazer o BO na delegacia. Mas assim como no caso de envio de Pix por engano, no caso do golpe por Pix a dificuldade é ainda maior, pois não é possível contar com a boa-fé do golpista para devolver seu dinheiro.

Se não devolverem meu dinheiro?

Não é garantido que o dinheiro será recuperado, em muitos casos de depósito errado, o banco conta com a boa-fé da pessoa (que recebeu o dinheiro) devolver o valor amigavelmente. Mas nem sempre é assim.

No caso de golpes, muitas vezes os donos das contas utilizadas no golpe, nem sabem que seus nomes estão sendo utilizados para este fim. Portanto, se o dinheiro já tiver sido removido da conta desta pessoa, mesmo que consiga encontrar a pessoa, não quer dizer que foi ela quem roubou.

Se o valor não for devolvido, você pode procurar um advogado ou defensoria pública, para tentar recuperar o dinheiro de forma judicial. Mas lembre-se que o banco não é obrigado a devolver, portanto, não é garantia que você consiga recuperar o valor na Justiça.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.