Fui sacar o dinheiro no caixa eletrônico e o dinheiro não saiu

Fui sacar o dinheiro no caixa eletrônico e o dinheiro não saiu, o que fazer? Será que tenho direito de processar o banco por danos morais devido à retenção de valores? Explicaremos abaixo sobre como proceder quando ocorrer falha no caixa eletrônico não saindo o dinheiro que você queria.

Fui sacar o dinheiro no caixa eletrônico e o dinheiro não saiu

Se você colocou o cartão, digitou a senha e deu operação realizada com sucesso na tela do caixa eletrônico, mas não saiu dinheiro nenhum, a primeira coisa a fazer é verificar se o valor foi mesmo descontado da sua conta.

Coloque novamente o cartão na máquina, pode ser o mesmo caixa que prendeu seu dinheiro. Escolha para tirar o extrato e para imprimir, assim você terá uma prova do ocorrido.

Se o valor não foi descontado da sua conta, menos pior, é só ir para outro caixa e fazer o saque novamente.

Fui sacar o dinheiro no caixa eletrônico e o dinheiro não saiu
Fui sacar o dinheiro no caixa eletrônico e o dinheiro não saiu!

Se o valor foi descontado da sua conta, fale na mesma hora com um representante do banco. Se não tiver um atendente próximo aos caixas, entre no banco e procure por algum gerente ou pelo local de reclamações do banco.

Depois do aviso ao banco eles irão pedir alguns dias para verificar o problema, normalmente 5 dias úteis. Ao ser constatado o problema, eles devolverão o valor diretamente na conta onde ocorreu o saque falho.

Fora do horário bancário, onde reclamar?

Se o problema aconteceu quando o banco estava fechado, ligue para o número que aparece no seu cartão. Digite os dados da sua conta e senha até chegar ao atendente. Explique o ocorrido, ele irá informar um número de protocolo e tomará as providências necessárias. Anote o protocolo e guarde.

Se não conseguir falar com telefone do banco ligue para o Banco Central e explique o problema, telefone 0800-9792345.

Se não conseguir falar com o banco nem Banco Central, compareça a uma delegacia e registre um boletim de ocorrência. Depois, no horário bancário, vá na agência e explique ao atendente o que aconteceu.

Posso processar por danos morais?

Existem casos de saque debitado mas não concluído gera indenização, mas é importante informar que não são todos os casos, como explicado aqui. Apenas a frustração de saque em caixa eletrônico com retenção de valores, por si só, não é capaz de gerar indenização por danos morais, principalmente quando o valor é devolvido em curto espaço de tempo. A pessoa precisará comprovar os danos morais, provando que a situação extrapolou o mero aborrecimento.

O que fazer se o dinheiro demorar a ser devolvido?

Neste caso junte todos documentos e protocolos que tenha do problema e entre em contato com o Procon da sua cidade.

Categorias Bancos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.