O que é cheque especial

Sempre quando surgem comentários sobre finanças na TV, ele aparece. Provavelmente, o gerente do seu banco também já comentou sobre ele. Estamos falando do temido por uns, amado por outros, o cheque especial. Mas você sabe o que é cheque especial? Por que algumas pessoas têm horror em utilizar este serviço disponível em todos os bancos brasileiros? Saiba mais abaixo.

O que é cheque especial?

Apesar do nome, o cheque especial é uma função de crédito oferecida pelos bancos ao seus clientes para cobrir cheques emitidos ou outra operação financeira. É como se fosse um “empréstimo” pré-aprovado que está sempre disponível na sua conta. O banco deixa o valor na sua conta para você utilizar quando quiser.

O que é cheque especial
O que é o cheque especial, como solicitar e como pagar

Porém, este crédito deve ser usado com muita responsabilidade. Os juros são muito altos pois o banco está concedendo este ‘empréstimo’ sem pedir garantia nenhuma à você. Quando este valor não é pago ao banco pode se transformar em uma dívida bola de neve. De acordo com o Banco Central o juros podem chegar a mais de 300% ao ano, enquanto que no empréstimo consignado é de 43% ao ano. Só não é mais caro que o do cartão de crédito.

Para entender melhor, se você tem uma dívida de R$500 no cheque especial. Em um ano ela vai para R$ 2.408. Ou seja, além de ter que pagar os 500 que você já tinha de dívida, vai ter que pagar mais 2 mil de juros!!

Ao utilizar o limite disponível, o cliente deve estar ciente de cobrir o valor devido na data determinada, caso contrário, pagará valores altos para os bancos.

Como solicitar o cheque especial?

Se você acha que poderá usar o cheque especial com responsabilidade e deseja utilizar o serviço, basta entrar em contato com a sua agência bancária. Provavelmente o cliente deverá apresentar um comprovante de renda. É de acordo com esta informação que o banco define qual limite de crédito determinado cliente irá ter.

Não arcar com o valor do Cheque Especial na data combinada implica na inclusão do nome do cliente nos serviços de proteção ao crédito.

Como pagar o cheque especial?

Para pagar o cheque especial é só depositar dinheiro na sua conta bancária, pode ser pelo caixa eletrônico, transferência ou depósito na agência. Se não tiver como pagar à vista, os especialistas recomendam que você faça um empréstimo com juros mais baixos e quite o cheque especial.

Depois que quitar o valor entre em contato com o gerente da sua conta ou vá direto na sua agência no banco e solicite a remoção do cheque especial. Explique que você não quer mais utilizar o serviço e nem quer que coloquem de volta sem sua autorização. Em alguns casos é preciso modificar o tipo de conta do cliente para remover o cheque especial.

Agora que você sabe o que é cheque especial pense bem antes de autorizar o serviço na sua conta bancária. Se já tiver cheque especial, pense duas vezes antes de utilizá-lo.

1 comentário em “O que é cheque especial”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.