O que é um cheque administrativo, como solicitar, pode ser sustado

Se você chegou aqui é por que provavelmente não sabe o que é um cheque administrativo ou gostaria de saber como solicitar cheque administrativo e se é possível o cheque administrativo ser sustado. O cheque administrativo foi criado para contornar o problema de cheques sem fundos emitidos em compras de alto valor como a compra de uma casa, por exemplo. Ele funciona como dinheiro, a pessoa que realizou a venda tem garantia que vai receber o valor do cheque. Saiba mais abaixo.

O que é um cheque administrativo

No cheque administrativo quem preenche o documento é o próprio banco e não o cliente. O banco estará garantindo que o cliente possui renda para pagar o valor da compra. Os bancos fizeram este cheque para ser uma opção em casos de pagamentos de valores altos. Pois os vendedores não estavam mais aceitando cheque comum, devido à grande quantidade de cheques sem fundos emitidos.

Funciona do mesmo jeito que dinheiro, a partir do momento que fez a solicitação você repassou seu dinheiro para o banco, ele quem será responsável pelo pagamento ao beneficiário. O dinheiro ficará guardado para estar disponível assim que a pessoa que recebeu debitá-lo. É uma maneira de pagamento mais segura para valores mais altos, assim a pessoa não precisa andar com altas quantias em dinheiro.

Assim que a pessoa depositar o cheque ele é debitado, pois é uma ordem de pagamento, cai imediatamente na conta de quem depositou.

O que é um cheque administrativo, imagem de um cheque com caneta
O que é um cheque administrativo

Como solicitar o cheque administrativo?

Qualquer pessoa pode solicitar um cheque administrativo. O pedido tem que ser realizado no banco, não é necessário ser cliente do mesmo. Também é necessário pagar uma taxa de emissão que varia para cada instituição financeira. De acordo com o Banco Central os valores variam de 10 a 60 reais nos bancos privados e de 28 a 50 reais nos públicos. Além de pagar a taxa é preciso levar nome completo do beneficiário (quem vai receber), nome do banco, conta, agência do beneficiário e valor.

Guarde o recibo que receberá do banco! Ele é garantia de que você deu ao banco o dinheiro referente ao valor do cheque emitido. Se o cheque for roubado ou destruído você poderá solicitar outro com este recibo.

No caso de não ser cliente do banco, a pessoa tem que levar o dinheiro na agência no dia que for solicitar o cheque. Mas não são todos os bancos que aceitam emitir cheque administrativo para não clientes! É bom ligar para o local antes de ir na agência! O banco irá guardar o dinheiro para realizar o pagamento, pois ele será o responsável pelo pagamento ao credor.

Cheque administrativo pode ser sustado?

Não, o cheque administrativo funciona como dinheiro, uma ordem de pagamento, não tem como sustar um cheque administrativo. Você passou seu dinheiro para o banco e agora o responsável para pagar o credor é o banco e não você. Ele está ligado ao nome e CPF da pessoa que vai receber o cheque.

Somente em casos de roubo ou destruição do cheque você pode solicitar ao banco um novo cheque administrativo. Basta apresentar o recibo que o banco deu no momento que pediu o cheque.

Como saber se o cheque administrativo é falso?

Para saber se o cheque administrativo é falso basta consultar o banco emitente para confirmar a autenticidade. Forneça os dados do emitente e eles confirmarão se foram eles mesmo ou não.

Tags:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.