Como transferir financiamento imobiliário para outro imóvel ou outra pessoa
Como transferir financiamento imobiliário para outro imóvel ou outra pessoa? É permitido fazer transferência de crédito imobiliário, pode fazer portabilidade como nos empréstimos e financiamentos pessoais? Abaixo explicaremos se é possível passar seu crédito imobiliário para outra pessoa ou se pode trocar para outro imóvel, o que precisa ser feito, documentos e outros detalhes.
Pode transferir financiamento imobiliário para outro imóvel?
É permitida a transferência de financiamento para outro imóvel, isto é chamado de substituição de garantia do financiamento. Mas só é permitido se ambos os imóveis estiverem com a mesma titularidade da propriedade. Assim a pessoa libera a garantia do imóvel que está financiado para outro imóvel de sua propriedade.
A permuta do imóvel financiado, troca do seu imóvel por outro equivalente de outra pessoa, não é permitida pelos bancos mantendo o mesmo financiamento. Os bancos não permitem este tipo de troca de imóveis entre pessoas diferentes! Nestes casos você precisa vender seu imóvel, transferindo a dívida para o novo comprador, e terá que fazer um novo financiamento para o novo imóvel.
Pode transferir crédito imobiliário para outra pessoa?
Os bancos não aceitam transferência de imóvel para outra pessoa mantendo o mesmo financiamento (é o mesmo caso da permuta). Nestes casos a pessoa, em nome de quem ficará o financiamento, deverá realizar uma operação de compra do imóvel, pagando impostos devidos e custos envolvidos (taxas do cartório e banco). Além disso ela terá que ser aprovada em um novo financiamento.

Se o banco não aprovar o financiamento para esta pessoa o processo não poderá ser concluído. Portanto deve-se ter certeza que a pessoa possui perfil financeiro apropriado para assumir as obrigações do contrato de financiamento. O novo comprador também pode tentar o financiamento em bancos diferentes.
Mas lembre-se que se o financiamento for realizado no mesmo banco o processo é mais rápido. Caso decida mudar o banco, o processo irá demorar mais pois eles terão que quitar o financiamento atual para criar um novo financiamento com eles, ou seja, terá mais custos do que já teria se fosse no mesmo banco pois adiciona uma etapa à mais na negociação.
Portabilidade do crédito imobiliário
Também é possível fazer portabilidade do financiamento imobiliário, o processo é parecido com a portabilidade de outros tipos de crédito, mas não é tão simples como os outros pois é preciso fazer nova análise de crédito, reavaliação do imóvel e transferência de propriedade.
É importante que você compare o custo efetivo da portabilidade, neste custo entram as tarifas do banco, seguros e taxas de juros. Verifique quanto será cobrado pelo banco para fazer a nova avaliação do imóvel e os custos. Dependendo do valor pode não valer a pena fazer esta portabilidade.
Caso queira mesmo fazer, basta pedir a portabilidade para o novo banco, se aceitarem eles mesmos entram em contato com o banco original, que terá três dias para oferecer a contraproposta ao cliente. Não pode estar com parcela em atraso nem com nome negativado.
Os documentos necessários serão:
- Número do contrato;
- Saldo devedor atualizado;
- Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
- Valor da parcela;
- Prazo total e remanescente;
- Dia do vencimento da última parcela.