Como transferir financiamento imobiliário para outro imóvel ou outra pessoa

Como transferir financiamento imobiliário para outro imóvel ou outra pessoa? É permitido fazer transferência de crédito imobiliário, pode fazer portabilidade como nos empréstimos e financiamentos pessoais? Abaixo explicaremos se é possível passar seu crédito imobiliário para outra pessoa ou se pode trocar para outro imóvel, o que precisa ser feito, documentos e outros detalhes.

Pode transferir financiamento imobiliário para outro imóvel?

É permitida a transferência de financiamento para outro imóvel, isto é chamado de substituição de garantia do financiamento. Mas só é permitido se ambos os imóveis estiverem com a mesma titularidade da propriedade. Assim a pessoa libera a garantia do imóvel que está financiado para outro imóvel de sua propriedade.

A permuta do imóvel financiado, troca do seu imóvel por outro equivalente de outra pessoa, não é permitida pelos bancos mantendo o mesmo financiamento. Os bancos não permitem este tipo de troca de imóveis entre pessoas diferentes! Nestes casos você precisa vender seu imóvel, transferindo a dívida para o novo comprador, e terá que fazer um novo financiamento para o novo imóvel.

Pode transferir crédito imobiliário para outra pessoa?

Os bancos não aceitam transferência de imóvel para outra pessoa mantendo o mesmo financiamento (é o mesmo caso da permuta). Nestes casos a pessoa, em nome de quem ficará o financiamento, deverá realizar uma operação de compra do imóvel, pagando impostos devidos e custos envolvidos (taxas do cartório e banco). Além disso ela terá que ser aprovada em um novo financiamento.

Como transferir financiamento imobiliário para outro imóvel ou outra pessoa?
Como transferir financiamento imobiliário para outro imóvel ou outra pessoa?

Se o banco não aprovar o financiamento para esta pessoa o processo não poderá ser concluído. Portanto deve-se ter certeza que a pessoa possui perfil financeiro apropriado para assumir as obrigações do contrato de financiamento. O novo comprador também pode tentar o financiamento em bancos diferentes.

Mas lembre-se que se o financiamento for realizado no mesmo banco o processo é mais rápido. Caso decida mudar o banco, o processo irá demorar mais pois eles terão que quitar o financiamento atual para criar um novo financiamento com eles, ou seja, terá mais custos do que já teria se fosse no mesmo banco pois adiciona uma etapa à mais na negociação.

Portabilidade do crédito imobiliário

Também é possível fazer portabilidade do financiamento imobiliário, o processo é parecido com a portabilidade de outros tipos de crédito, mas não é tão simples como os outros pois é preciso fazer nova análise de crédito, reavaliação do imóvel e transferência de propriedade.

É importante que você compare o custo efetivo da portabilidade, neste custo entram as tarifas do banco, seguros e taxas de juros. Verifique quanto será cobrado pelo banco para fazer a nova avaliação do imóvel e os custos. Dependendo do valor pode não valer a pena fazer esta portabilidade.

Caso queira mesmo fazer, basta pedir a portabilidade para o novo banco, se aceitarem eles mesmos entram em contato com o banco original, que terá três dias para oferecer a contraproposta ao cliente. Não pode estar com parcela em atraso nem com nome negativado.

Os documentos necessários serão:

  • Número do contrato;
  • Saldo devedor atualizado;
  • Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
  • Valor da parcela;
  • Prazo total e remanescente;
  • Dia do vencimento da última parcela.

1 comentário em “Como transferir financiamento imobiliário para outro imóvel ou outra pessoa”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.