Como acessar conta bancária de pessoa falecida

Como acessar conta bancária de pessoa falecida? Algum familiar ou pessoa conhecida faleceu e precisa fazer um saque na conta dela mas não sabe o que fazer? Neste post explicaremos o que você precisa para poder fazer saque de dinheiro de uma conta de falecido.

Como acessar conta bancária de pessoa falecida

A conta bancária de uma pessoa falecida não é automaticamente bloqueada, qualquer familiar ou responsável da pessoa falecida que tenha os dados da conta e a senha, pode ir no banco e fazer saque do dinheiro, o banco não irá proibir o saque. O banco só bloqueia a conta do falecido se uma pessoa solicitar o bloqueio levando a certidão de óbito, a solicitação de bloqueio pode ser feita por qualquer pessoa.

Mas é importante informar que este procedimento, de sacar dinheiro de pessoa falecida sem todos os familiares presentes, pode ser considerado crime!

Se houver inventário de heranças, será feita divisão justa de valores e extratos da conta bancária serão solicitados. O Juiz irá verificar se houve saque após o falecimento. A pessoa que fez o saque será obrigada a devolver tudo que foi sacado para dar aos herdeiros!

O que fazer então para pegar o dinheiro?

No caso de falecimento deve-se contratar um advogado de inventário. Depois de 30 dias do falecimento ele poderá dar entrada no processo falando diretamente com o Banco Central. É realizado inventário de bens e quantias de contas bancárias que a pessoa falecida possuía.

Se a pessoa não tiver bens, o advogado irá solicitar um alvará judicial para realização do saque. Neste alvará vem a divisão correta de valores em dinheiro que os herdeiros terão direito.

Dependendo do caso converse com o banco para saber quais documentos necessários para realização do saque.

Como acessar conta bancária de pessoa falecida
Como acessar conta bancária de pessoa falecida

Quem tem conta conjunta com o falecido por sacar o dinheiro?

No caso de conta conjunta solidária o outro titular pode sim sacar o saldo disponível.

Se a conta conjunta não for solidária (só pode ser movimentada com assinatura de todos os titulares), o saque do saldo disponível não pode ser feito. O processo é o mesmo da conta corrente ou poupança individual, o saldo tem que ser bloqueado e retirado apenas após processo de inventário com a autorização judicial.

Em quanto tempo o dinheiro é liberado?

Vai depender do processo do inventário. Se a pessoa tiver muitos bens a serem inventariados e tenha filhos menores de idade, pode levar mais de um ano. Outros processos que possam ser feitos diretos no cartório levam apenas 60 dias. Não tem como informar a data correta, pois depende de cada caso.

Se passar 15 anos do falecimento e ninguém solicitou a retirada do dinheiro, o saldo é passado para o Estado.

Resumindo conta bancária de pessoa falecida

Saque o dinheiro da conta de um falecido apenas se tiver conta conjunta solidária. Nos outros casos é necessário realizar o processo de inventário para obter o alvará da justiça liberando o saque do saldo.

Categorias Bancos

3 comentários em “Como acessar conta bancária de pessoa falecida”

  1. bom dia meu irmao sacou sem o cartao da caixa so com o rg sera que consigo pois perdi meu cartao e possivel sacar so com rg?

    • Olá Silton
      Se for sua própria conta você consegue sacar dinheiro na boca do caixa com o RG, mas alguns bancos possuem limite de valor quando a pessoa está sem o cartão. Não pode sacar na lotérica só com RG.
      Abs

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.