Como funciona o depósito com envelope, o dinheiro entra no mesmo dia?

Se você nunca fez depósito no caixa eletrônica pode estar querendo saber como funciona o depósito com envelope, será que o dinheiro entra no mesmo dia? Até que horas devo depositar para o dinheiro cair no mesmo dia na conta? Tem algum limite de cédulas? Pode depositar moeda? Estas perguntas serão respondidas abaixo e você terá uma idéia melhor sobre o funcionamento deste serviço oferecido pelos bancos.

Em todos os bancos brasileiros você tem opção de receber depósitos de terceiros na sua conta em cheque ou dinheiro direito pelo caixa eletrônico. Este depósito é feito em envelopes. Alguns caixas eletrônicos estão sendo atualizados para nem precisarem mais de envelopes, mas ainda são poucos.

Como funciona o depósito com envelope

O prazo para o dinheiro cair na conta quando você deposita com envelope vai depender do horário do depósito. Se for cheque depositado no envelope, o valor também influencia no tempo de liberação.

Para o dinheiro cair no mesmo dia na conta a pessoa tem que depositar o envelope até o final do expediente de atendimento ao público da agência (normalmente as 16 horas, depende do banco). O dinheiro pode entrar na conta até as 23:59 hrs do mesmo dia.

Se o envelope de dinheiro for depositado fora do horário do expediente, sábados, domingos ou feriados, o dinheiro cairá na conta apenas no primeiro dia útil subsequente. Não tem hora específica para o dinheiro entrar na conta, podendo ocorrer até as 23:59 hrs.

Como funciona o depósito com envelope, o dinheiro entra no mesmo dia?
Como funciona o depósito com envelope

No caso dos cheques se o depósito do envelope for realizado até o final do expediente (normalmente as 16 horas, depende do banco) demora até 72 horas úteis para o valor cair na conta. Se o depósito for realizado depois do horário ou em dias sem expediente, a compensação demora até 4 dias úteis.

Se o cheque for de outra praça pode levar até 6 dias úteis para cair na conta.

Como depositar o dinheiro? Tem limite de cédulas?

A primeiro coisa que você precisa fazer é procurar o envelope para depósito. Normalmente ficam no balcão do banco como acontece no Banco do Brasil, mas tem outros que ficam no próprio caixa eletrônico como é o caso do Itaú.

Depois verifique no próprio envelope se é necessário preencher alguma coisa. No Banco do Brasil é preciso colocar valor, conta, nome e telefone no envelope, já no Itaú não precisa preencher nada. Em seguida coloque as cédulas de dinheiro ou cheque dentro e feche com o próprio adesivo que tem nos envelopes.

Outras coisas que você precisa prestar atenção:

  • Tipo de envelope – alguns bancos possuem envelopes diferentes para depósito de dinheiro ou cheque
  • Quantidade de cédulas – alguns bancos aceitam um máximo de 50 cédulas, outros apenas 30, se tiver mais cédulas que o limite será preciso depositar vários envelopes

Posso depositar moeda no envelope?

Não! Apesar da moeda ser dinheiro só é permitido depositar cédulas uma vez que as máquinas não estão preparadas para receber moedas.

Dúvidas mais comuns sobre depósito em envelope

Depositei envelope e ainda não apareceu a informação no extrato

Não vai aparecer informação sobre o depósito até que o mesmo seja verificado pelo Banco e o dinheiro caia na conta. O banco não informa quando ocorre depósito em envelope, somente quando o valor é compensado.

Depositei envelope e dinheiro não entrou na conta

Caso tenha passado o tempo necessário para compensação do dinheiro ou cheque é importante entrar em contato com o Banco para registrar a ocorrência. Você terá que informar os dados que estão no comprovante do depósito, por isso é importante não jogar fora este comprovante até que o valor caia na conta.

No Banco do Brasil é possível acompanhar depósito de envelopes na página https://www36.bb.com.br/portalbb/envelope/pesquisa.bbx.

Depositei o dinheiro e não emitiu comprovante

Se você precisa do comprovante então terá que entrar na agência e falar com um atendente para imprimir um comprovante para você. Se você não precisa do comprovante não tem problema, o diheiro entrará na conta normalmente.

Preciso ter cartão para fazer o depósito?

Não qualquer pessoa pode depositar dinheiro ou cheque por envelope desde que tenha as informações da conta que quer depositar.

Coloquei o valor errado escrito no envelope de depósito!

Entre na agência e fale com um atendente sobre o problema. Ele irá fazer anotação e quando verificarem os envelopes irá creditar o valor correto.

Tentamos mostrar aqui como funciona o depósito com envelope. Se ainda tiver dúvidas pergunte-nos pelos comentários.

Tags:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Não coloquei os dados da conta no envelope o dinheiro entra normal mais informei os dados no caixa eletrônico

    • Olá Marcos
      Normalmente o dinheiro entra sem problemas. Guarde o comprovante, se o dinheiro não entrar é só ir no banco que eles encontram.