O que fazer com um cheque que foi devolvido?

Passou um cheque para alguém e ele foi devolvido agora não sabe o que fazer? Ou recebeu um cheque de alguém quando foi descontar o cheque foi devolvido e não sabe como prosseguir? O que fazer para receber? Pode reapresentar? Saiba o que fazer com um cheque que foi devolvido. Como encontrar um cheque devolvido, como proceder para regularizar a situação.

O que fazer com um cheque que foi devolvido?

Se recebeu um cheque sem fundo (Motivos 11 e 12)

Se você recebeu um cheque, depositou na sua conta mas o mesmo foi devolvido, é por que ele não tinha fundos ou ocorreu algum outro problema. Primeiro verifique seu extrato. Se o cheque não compensou, vá até a sua agência. O motivo da devolução aparece carimbado no cheque. O cheque devolvido a primeira vez por falta de fundos aparecerá com motivo 11. Você poderá reapresentá-lo, se for devolvido novamente aparecerá com motivo 12.

É preciso comparecer na agência onde você tem conta, não importa o local onde depositou. Se você não depositou na sua agência aguarde dois dias úteis caso tenha depositado em uma agência na mesma cidade. Ou aguarde sete dias úteis caso o cheque tenha sido depositado em outra cidade.

Depois de pegar no banco você precisará procurar a pessoa que emitiu o cheque. Por isso é importante ter feito um cadastro de todos os dados desta pessoa. Se você não tem os dados, solicite-os no banco do emitente do cheque, eles poderão dar o telefone para você falar com a pessoa.

Se não conseguir encontrar a pessoa ou a pessoa não queira pagar, você pode negativar a pessoa no SPC e Serasa, e ainda abrir protesto em cartório e entrar com ação de execução na justiça.

O que fazer com um cheque que foi devolvido
O que fazer com um cheque que foi devolvido

Se passou um cheque sem fundo (Motivos 11 e 12)

Caso você tenha passado um cheque e não tinha dinheiro na sua conta para pagar nem na segunda vez que bateu na conta, você precisa procurar a pessoa para quem passou o cheque. Se não fizer isso ela poderá colocar seu nome no SPC e Serasa, seu nome ficará no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) e a pessoa ainda pode registrar protesto em cartório e entrar com ação na justiça.

No caso de não encontrar a pessoa a única maneira de encontrá-la é indo na sua agência no banco. Solicite a microfilmagem do cheque. Nesta microfilmagem vão aparecer a conta de depósito e o nome da pessoa que você passou o cheque. Com estes dados você poderá solicitar ao banco da pessoa o telefone para entrar em contato com ela e regularizar a situação.

Se o cheque sumiu ou foi jogado fora, o recomendado é que faça um depósito em Juízo, ou seja, pagar a dívida no Juizado Especial Cível. Peça a comprovação do pagamento da dívida quando fizer o pagamento.

Outros motivos de devolução de cheque

Existem vários motivos de devolução de cheque. Se no seu caso o cheque foi devolvido por outro motivo que não a falta de fundos, fale com o banco qual procedimento você precisa tomar em relação à devolução.

Tags:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.