Quando devo cancelar o cartão de crédito?

Quando devo cancelar o cartão de crédito? Está pensando em cancelar o cartão de crédito mas não sabe se é o momento correto? Será que vai precisar do cartão para continuar pagando contas ou seria melhor destruí-lo para reduzir as dívidas? A seguir daremos algumas dicas do que você precisa analisar para saber se deve ou não cancelar seu cartão.

Quando devo cancelar o cartão de crédito?

Se você está só perdendo dinheiro, então é hora de cancelar o cartão de crédito. Essa é a principal análise que você deve fazer. Caso não utilize o cartão de crédito frequentemente, tem gastado além do que recebe ou as taxas anuais estiverem muito altas, o cancelamento pode ser a melhor saída para você.

No caso da anuidade, é importante comparar se os benefícios (cashback, milhas) do cartão compensam a anuidade que você esteja pagando. Se não estiverem, não vale a pena permanecer com o cartão.

Uma dica no caso da anuidade, é trocar este cartão que possui anuidade por um que não possui anuidade. Em em cartões de crédito de lojas só valem a pena se as compras que costuma fazer compensarem as taxas cobradas.

Se você não está conseguindo pagar a fatura na data do vencimento ou tem tantos cartões que não está conseguindo acompanhar os gastos, pode ser uma boa idéia cancelar um desses cartões.

Quando devo cancelar o cartão de crédito?
Quando devo cancelar o cartão de crédito?

É importante informar que o cancelamento de um cartão de crédito reduz instantaneamente seu score (pontuação de crédito). Essa redução no score é pior para pessoas que estejam com score médio ou baixo. Portanto você precisa analisar qual cartão cancelar primeiro.

Normalmente o recomendado é cancelar primeiro os que possuem limite menor e que não sejam tão antigos. Cartões antigos que tenham pagamentos regulares aumentam muito a pontuação de crédito. Para o score continuar bom, é melhor manter pelo menos esse cartão de crédito ativo e fazer os pagamentos das faturas em dia ou antecipado.

Caso tenha um cartão de crédito antigo que não costuma utilizar muito, uma dica é fazer pagamento mensal de conta de luz, água ou gás nele e depois pagar a fatura em dia. Assim você mantém o cartão ativo sem ficar devendo e sem reduzir seu score. Para quem não estiver conseguindo pagar a anuidade deste cartão antigo, uma dica é falar com o banco para tentar negociar a redução desse valor.

Evite o cancelamento de vários cartões ao mesmo tempo, se possível vá cancelando um cartão de crédito a cada seis meses, para evitar o impacto súbito na sua pontuação de crédito. Lembrando que se você conseguir manter pelo menos um cartão ativo, irá ser bom para seu score.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.